Você está aqui
Home > Capela São João XXIII > Conheça o projeto da Capela João XXIII

Conheça o projeto da Capela João XXIII

Por Larissa Testa

A construção da capela São João XXIII, obra ainda não iniciada, conta com um projeto de design simples e moderno do arquiteto Leonardo Amaral Sturion, do escritório RUA 043 Arquitetura.

“Em princípio a construção da capela seria para que eventualmente pudesse crescer e vir a ser uma paróquia”, conta Leonardo. “Mas, ao iniciarmos os estudos, vimos que isso não seria possível, em função da metragem do terreno e de questões legais.” Então, o projeto foi ajustado e contemplará apenas a capela com estacionamento coberto, cumprindo as normas da construção civil.

O terreno da obra, que é estreito e comprido, implica uma preocupação com a acústica, por se situar uma região residencial. Para isso Leonardo projetou, em conjunto com o arquiteto Cláudio Bravim, algumas barreiras acústicas que vão minimizar a propagação do som além dos muros da capela. Vegetação e estruturas de absorção sonora (como aletas e “colmeias”) compõem o design e a funcionalidade da capela.

Com o declive do terreno, Leonardo teve que adequar o estacionamento para o subsolo semienterrado. “Como o maior fluxo é na descida, fizemos o acesso de pedestres no ponto mais alto e a entrada de carros no ponto mais baixo do terreno.” O estacionamento conta 27 vagas para carros e, de acordo com as normas da construção civil, contará também com vagas para bicicleta levando em conta o tamanho do terreno e suas adequações. Para o acesso à capela a partir do estacionamento, foram projetados uma escada com uma plataforma elevatória, viabilizando a circulação de portadores de necessidades especiais.

O interior da capela possui a plateia em formato radial, para uma melhor acomodação dos fiéis, aproveitando para posicionar o altar a norte (sentido lago) por questões físicas e espirituais, diz o arquiteto. “Como tínhamos um raio pequeno para fazer a curvatura, decidimos trabalhar o desenho dos bancos com 2 lugares de assento.” Para priorizar a ventilação natural, as portas da capela, em dimensões consideráveis, serão de correr. Os blocos de banheiros estão alocados nas parcelas anterior e posterior da capela e os espaços internos contarão também com ventilação mecânica.

Para compor os elementos relacionados a estética, Leonardo conta que pesquisou sobre João XXIII. Considerado revolucionário na época, o sacerdote inovou a Igreja ao buscar o essencial e primar pela simplicidade, amenizando os adornos e gastos, nas esferas físicas e financeiras. A partir dessa inspiração, o arquiteto reuniu os elementos para dar forma à capela. O projeto conta com uma linguagem limpa e materiais mais naturais, agradáveis esteticamente, e que demandam baixa manutenção.

O projeto já está na reta final, mas demanda tempo para serem realizadas todas as questões legais que ainda estão em processo. Mas com o apoio e empenho da comunidade esse projeto virá a ser realidade em breve e trará benefícios para toda a comunidade cristã local.

Artigos similares

Topo