Você está aqui
Home > Destaque > Retiro das Santas Missões Populares: um modo concreto de evangelização

Retiro das Santas Missões Populares: um modo concreto de evangelização

Uma ideia que nasceu aos poucos por volta de 1989 nas Comunidades Eclesiais de Base, no Pará, e logo se estendeu para todo o território nacional, as Santas Missões Populares (SMP) trazem como proposta o aprofundar na caridade em meio ao povo mais necessitado para saber seus anseios e preocupações, levando o evangelho de Deus. “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho à toda criatura.” (Marcos 16, 15)

Em Londrina, esse projeto missionário foi idealizado pelo padre LuisMosconi e trazido por Dom Orlando Brandes, hoje Arcebispo de Aparecida.

É um tempo extraordinário do anúncio de Jesus Cristo. Segundo Tania Toffolli, coordenadora das Santas Missões Populares da Paróquia São Vicente de Paulo, “o convite missionário tem sido feito, com muita generosidade, a homens e mulheres, de todos os tempos e lugares.Mas não é qualquer missão, e sim a missão do jeito de Jesus de Nazaré.”

Esse tempo especial de missão, de acordo com Tania, “pretende animar os cristãos para a releitura desta realidade; resgatar a missão que está no DNA do cristão e no íntimo de todo batizado.” No retiro das SMP é reforçada a natureza missionária da igreja, a evangelização, exigindo que se vá além das pastorais, fortalecendo as relações pessoais,a maior abertura para o diálogo etornando a Igreja mais dinâmica, participativa.

O III Retiro Paroquial, que será realizado nos dias 29 e 30 de abril, contará com todos os setores que a comunidade assiste. Todos os cristãos leigos estão convidados a participar. Sobre o retiro, Tania explica que “nele os cristãos são convidados à conversão e a abrir os corações para a espiritualidade que envolve a missão, pois o missionário também precisa ser evangelizado, converter-se à missão e ao chamado de Deus.”

Para que essa ação missionária se realize, basta que o Espírito Santo de Deus inspire as pequenas comunidades e os corações. Aquecê-los, projetá-los para frente, suscitar ações pastorais.

Se sentiu vontade de participar do III Retiro Paroquial das Santas Missões Populares, é só fazer a inscrição aqui no site, pela página do facebook (https://www.facebook.com/paroquiasaovicentedepaulo) ou na secretaria da Paróquia.

 Larissa Testa

Serviço

III Retiro Santas Missões Populares

Dia 29, das 13h às 19h

Dia 30, das 7h30 às 12h

Local: Capela Mãe da Divina Providência

Rua Nogueira Franco, 435 – Parque Residencial Alcântara

Artigos similares

Topo