Você está aqui
Home > Palavra do Padre > Quem é a baleia Azul?

Quem é a baleia Azul?

Segundo os experts em animais, as baleias azuis são seres majestosos que, quando chegam num momento particular da sua existência, se aproximam da beira do mar para morrer. Estes seres, num certo sentido, praticam o suicídio individual.

Inúmeros grupos de psiquiatras franceses, ingleses e americanos têm realizado sérias análises sobre este fato que assusta e entristece a sociedade ocidental. Especialmente a Rússia. Todos os pesquisadores coincidem em que há uma profunda tristeza no coração dos adolescentes da nossa época. Tristeza que pode vir de uma total saciedade. ” Temos tudo e muito mais”.

Os adolescentes deste século já não têm nenhum tipo de desafio, esforço ou exigência. São pessoas isoladas sem inter ação, sem saber o que fazer. Nisto residem os cinquenta desafios que este jogo psicológico está representando. Cada um dos passos substitui o que para um adolescente constituiria sua experiência de ser alguém desafiado por coisas grandes.

Assim como uma boa parte da população juvenil padece de obesidade mórbida,também outra boa parte padece de isolamento mórbido dentro de casa.Os pais já não exigem nem os mínimos esforços. Arrumar a cama, organizar o quarto, limpar os pratos, organizar a cozinha ou simplesmente serem educados com as visitas. Os adolescentes com o isolamento mórbido vivem nos seus computadores, celulares e fones de ouvido; sempre e cada vez mais isolados.

A imagem da baleia desenhada no braço é mínima em relação ao suicídio. Adolescentes sem a presença dos seus pais; para quem o mais importante é prover e manter do que se aproximar e estar com eles! Vamos confirmar mais uma vez: a adolescência é uma fase que sempre exigiu adultos sadios que formassem e promovessem desafios que amadurecessem a personalidade.

Padre Rafael Solano

Artigos similares

Topo