Você está aqui
Home > Notícias > Projeto Vista Bela completa um ano

Projeto Vista Bela completa um ano

Biblioteca do local já conta com um acervo de mais de 7 mil livros

No último dia 30 de julho o Projeto Vista Bela, que atualmente atende cerca de 250 crianças, completou um ano de existência. E um episódio triste na história do bairro deu início a um sonho que cada dia mais se torna realidade.

Em abril de 2016, um adolescente de 14 anos foi morto em uma abordagem policial. Ele estaria envolvido no tráfico de drogas. A morte daquele menino fez com que Joseleide Aparecida Baptistella tomasse uma providência para que o futuro das crianças não fosse igual àquele menino.

Morando por um período em Curitiba, Joseleide voltou à Londrina em 2013, e se assustou com o que viu. “A violência e a falta de estrutura do lugar me deixou chocada e revoltada. Não sabia que uma realidade desta ainda existia”, conta. “Eu conhecia a mãe do adolescente morto. Ela é uma mulher muito trabalhadora e que não sabia o que o filho fazia enquanto estava fora”, completa. 

Com um gosto pela leitura, a fundadora do Projeto Vista Bela alimentava um sonho de criar uma biblioteca solidária. “Pensava que para ter uma biblioteca você precisava de um poder aquisitivo muito grande, um local novo e com livros novos”, comenta. O início não foi fácil, pois o bairro não “abraçou” o projeto. “Conversei com os moradores, mas ninguém me apoiou. Achavam que era loucura ter uma biblioteca no Vista Bela. Tive apoio mesmo apenas do Flávio (marido) e de mais dois amigos”, diz.

A biblioteca teve início com apenas 16 livros, obras que segundo Joseleide marcaram a sua infância. Com uma campanha pela internet, em uma semana a biblioteca arrecadou 1.400 livros. Hoje, o acervo conta com mais de 7 mil obras, sendo 6 mil delas já catalogadas. Os temas variam entre literatura infanto-juvenil, poesia, história e também livros escolares de ensino fundamental e médio. 

 

Com o Projeto em funcionamento, a coordenadora afirma contente que a iniciativa de conhecer a biblioteca veio das próprias crianças. “Não precisamos fazer nenhuma propaganda, apenas abrimos as nossas portas e as crianças apareceram, com curiosidade de ler. Eu vi que não era loucura minha e que o bairro tinha necessidade de algo assim. Quem faz o projeto são as crianças” ressalta.

O que era apenas uma pilha de livros em um cômodo alugado, hoje se tornou um espaço que conta com sala de computadores, cozinha, banheiro e um grande quintal para recreação. As atividades oferecidas variam entre aulas de inclusão digital e de língua inglesa, aulas de reforço de português e matemática, aulas de canto, e oficinas de artesanato. O local, que atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14 às 17h30, conta com apoio de voluntários e do movimento Cáritas.

Por Edson Neves


Projeto Vista Bela – Biblioteca Solidária
Endereço: Rua Elaine Aparecida Bonalume Cesário Pereira, 266
Vista Bela | Londrina/PR
Contato: (43) 3338-7639 | (43) 9 96501101
E-mail: [email protected]

Artigos similares

Topo