Você está aqui
Home > Notícias > No caminho da bênção

No caminho da bênção

Veículos e condutores recebem a bênção de Madre Leônia Milito no Santuário Eucarístico Mariano para uma melhor convivência no trânsito

 

Pelo oitavo ano consecutivo, o Santuário Eucarístico Mariano realizou a Bênção de carros, motos e motoristas. O evento, que aconteceu na última quinta-feira (21) no próprio Santuário, fez parte do conjunto de ações da Semana Nacional do Trânsito, que em Londrina ocorre desde o dia 18 e segue até o dia 25. Em 2016, mais de 2 mil carros passaram pelo local.

Pároco na Paróquia São Vicente de Paulo entre 2007 a 2014 e um dos responsáveis pela atividade, o padre Joel Ribeiro Medeiros conta sobre a importância da ação em nossa sociedade. “Quando Dom Orlando Brandes chegou à Londrina, ele engajou-se fortemente nesta questão do trânsito. Com o processo de beatificação da Madre (Leônia) em aberto, então pensamos: ‘Padroeira do quê?’ Como ela sempre esteve ‘à caminho’, decidimos que Madre Leônia seria a padroeira da vida no trânsito”. Neste mesmo período, o Vaticano lançou os “Dez Mandamentos do Motorista”.

A bênção consiste em aspersão de água benta, feita por intercessão de Madre Leônia, diretamente nos veículos. Segundo o padre Joel, a intenção para os próximos anos, é de discutir sobre o que é a vida no trânsito. “Quais são as consequências, para as famílias, de um acidente de trânsito?” Indaga o padre. “Seja para quem já passou por uma situação desta ou no sentido de prevenção também”, completa.

Perguntado sobre São Cristóvão, que é popularmente conhecido como o “padroeiro do motorista”, e as possíveis semelhanças com a Madre Leônia Milito, o padre aponta uma amplitude maior na religiosa italiana. “O São Cristóvão é, basicamente, o protetor do motorista. Já a Madre abrange não só o motorista, mas os outros elementos do trânsito, como o pedestre e o ciclista”, por exemplo”. “É preciso criar um sentido de convivência nesta realidade da qual vivemos. Uma convivência em viver bem”, conclui.

Também foram distribuídos adesivos com a frase “Paz no Trânsito”, por parte da Rotary Club Internacional, e de folhetos da novena de intercessão à Madre Leônia e dos Dez Mandamentos do Motorista pelas Irmãs Claretianas.

De acordo com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), entre janeiro e agosto deste ano, quase 3 mil pessoas se envolveram em acidentes nas ruas de Londrina, acarretando 59 mortes, sendo 25 motociclistas, 17 pedestres e outros 17 condutores ou ciclistas. O número de mortes é 9% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Uma das fundadoras da congregação das Missionárias de Santo Antônio Maria Claret, Madre Leônia Milito faleceu vítima de um acidente automobilístico em 22 de julho de 1980, quando voltava, junto a outras irmãs, de uma visita a Dom Jaime Coelho, então arcebispo de Maringá. Como uma forma de homenagem ao mês de morte, o primeiro ano da bênção ocorreu em julho. Agora com apoio da CMTU, o evento é realizado na Semana Nacional do Trânsito.

Dez mandamentos do motorista

1 – Não mate

2 – A estrada seja para você um instrumento de comunhão com as pessoas e não uma arma mortal

3 – Cortesia, correção e prudência vão ajudá-lo a superar os imprevistos

4 – Seja caridoso e ajude o próximo em necessidade, especialmente se for vítima de um acidente

5 – O carro não deve ser para você uma expressão de poder e dominação e nem ocasião para pecar

6 – Convença, de maneira caridosa, os jovens e adultos a não dirigirem quando não estiverem em condições aptas para fazê-lo

7 – Preste apoio e solidariedade às famílias das vítimas dos acidentes

8 – Reúna motoristas culpados e vítimas, em um momento apropriado, para que eles possam passar pela experiência libertadora do perdão

9 – Na estrada, projeta primeiro o mais vulnerável

10 – Sinta-se responsável pelos demais

(Papa Bento XVI)

Por Edson Neves

Artigos similares

Topo