Você está aqui
Home > Notícias > “Nossa Senhora Aparecida é Deus em sua infinita bondade”

“Nossa Senhora Aparecida é Deus em sua infinita bondade”

Na festa da padroeira do Brasil, padre Rafael Solano destaca o papel da mulher na história da Igreja

 

Em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida e o tricentenário da aparição de sua imagem no rio Paraíba do Sul, as capelas que fazem parte da Paróquia São Vicente de Paulo se reuniram para celebrar a padroeira do Brasil.

Ao som do violinista londrinense Roney Marczak, a entrada de Nossa Senhora se deu por uma bela apresentação de balé, enquanto as bailarinas se revezavam na condução da imagem, que estava sem o manto e a coroa. Na chegada ao presbitério, a mãezinha recebeu os seus adornos: era a rainha do Céu e da Terra, a Virgem Maria e a Mãe da Igreja.

A homilia teve como destaque o papel da mulher. Na primeira leitura (Est 5,1b-2; 7,2b-3), onde a rainha Ester abdicou de toda a sua riqueza e poder a fim de salvar o povo de Israel do Egito, na segunda leitura (Ap 12,1.5.13a.15-16a), que mostra a derrota do dragão que desceu à Terra para perseguir Maria. “A mulher apresentada nesta leitura é você, mulher contemporânea, porque tem que fazer muitas coisas mas não se deixa vencer”, disse. “Na Igreja Católica, a figura da mulher é central, pois sem ela não há história de salvação”, completou citando a leitura de Ester.

O pároco também defendeu a história de Eva, a primeira mulher e reforçou a importância da padroeira do Brasil. “(Eva) não era uma condenada, não era uma amaldiçoada. Eva é a minha primeira mãe! Ela não é uma sedutora, Eva não é irracional e nem pode ser separada de Adão”, afirmou o padre. “Já Nossa Senhora Aparecida não é uma imagem qualquer, é Deus em sua infinita bondade”.

Confira a homilia completa aqui:

No final da celebração, Roney Marczak tocou as músicas “Mãezinha do céu” e “Maria de Nazaré, com a comunidade presente em coro. O padre Rafael ainda realizou uma pequena procissão com a imagem para que os fiéis pudessem a bênção de Nossa Senhora Aparecida.

“Mulheres que me escutais, vocês têm um papel preponderante na Igreja do século XXI. Sem vocês a igreja não caminha. A vida nasce de um Deus que pega tudo do feminino par tornar-se cada vez mais carregado de ternura, bondade e generosidade” – Padre Rafael Solano.  

Por Edson Neves

 

Missa De Nossa Senhora Aparecida

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

 

 

Artigos similares

Topo