Você está aqui
Home > Notícias > Construindo o mapa da vitória

Construindo o mapa da vitória

Casa de Apoio aplica formação baseada na autoestima para transformação da vida de jovens e adolescentes

Entre os dias 16 a 19 de outubro, adolescentes do jardim nova Esperança se reuniram na Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes para realizar a formação “Determinação Empreendedora”, desenvolvida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o SEBRAE. O curso busca trabalhar com os participantes a importância de se abordar questões como a autoestima e a autorresponsabilidade, com foco no desenvolvimento emocional para uma melhoria na convivência social e profissional no ambiente em que estão inseridos. No total, sete garotas com idade entre 16 a 21 anos participaram do projeto, que foi conduzido por uma voluntária da Casa.

O Serviço disponibilizou apostilas de trabalho para as Irmãs Salesianas Missionárias de Maria Imaculada (SMMI), responsáveis pela Casa de Apoio, trabalharem com os jovens. Cada encontro possuía um tema – “Viver conscientemente”; “Autorresponsabilidade e empreendedorismo”; “Autoafirmação com integridade” e “Construindo o mapa da vitória” – e propunha atividades a serem trabalhadas dentro da formação e também em casa, todas com um objetivo de reflexão sobre as ações tomadas no dia a dia.

“Eu posso levar esses ensinamentos para dentro da minha casa e também fora dela”, disse Katheley, de 20 anos, que já participa das atividades da Casa de Apoio nas oficinas de maquiagem, e nos cursos de teclado e francês. Já Camila (19) e Sara (16) comentaram sobre estabelecimento de metas. “Você realmente precisa traçar objetivos para sua vida”, disse Camila. “Em casa eu e minha mãe fizemos uma tabela para atingir metas. Ela já foi dona de dois restaurantes e hoje está apenas com um. Quero animá-la para voltar a ser dona desse outro comércio”, completou Sara.

Uma das responsáveis pela Casa de Apoio, a Irmã Pushpa avaliou a experiência como positiva, mesmo com uma pequena adesão. “Das 28 fichas que foram preenchidas, apenas sete jovens vieram, todas meninas. Mas estava observando que elas vieram no primeiro dia introspectivas e depois começaram a se abrir, conversaram e compartilharam suas experiências. Agora elas têm uma formação e confiança para correr atrás de seus objetivos. Isso (o curso) também foi uma abertura para chamar as meninas para a Casa (de apoio)”, disse.

Esta foi a segunda turma “Determinação Empreendedora” na região, que deverá reunir mais duas turmas de trabalho no mês de novembro. No final da formação, os participantes recebem um certificado assinado pelo SEBRAE.

Conheça um pouco da história da Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes

Construindo O Mapa Da Vitória

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank

Por Edson Neves

Artigos similares

Topo