Você está aqui
Home > Notícias > O que os olhos viram e os corações sentiram

O que os olhos viram e os corações sentiram

Exposição “Olhares Nova Esperança” partilha fotografias feitas por crianças participantes do projeto

No último sábado (18) a Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes recebeu uma decoração diferente: repleta de fotografias das crianças que participaram do projeto “Olhares Nova Esperança”, das fotógrafas Angelita Santini Niedziejko e Fatima Savignon, onde trabalharam conceitos básicos da prática.

Ao todo, foram oito encontros com oito crianças, com idade entre 7 a 14 anos. Nos encontros, as crianças construíram uma câmera escura (base da invenção da fotografia), uma câmera pinhole (sem lente), além de explicações sobre luz e enquadramento. “O intuito era despertar o olhar para a fotografia, enxergando-a como um modo de expressão”, disse Angelita. As atividades também compuseram uma palestra com o fotógrafo da Folha de Londrina, Anderson Coelho, e uma visita à Vila Cultural Grafatório.

Depois das explicações teóricas, os pequenos também tiveram a oportunidade de fotografar ao ar livre, com câmeras analógicas, durante uma semana. No encontro seguinte, Angelita recolhia o rolo de filmes de cada câmera e fazia a seleção das melhores capturas junto com as crianças. Novamente uma semana de fotografia livre e outra semana para seleção. “Eles foram mostrando as que mais gostaram e eu também, justificando o porquê de ter escolhido ‘essa’ e não aquela’. Na fotografia é assim que se aprende. É praticando e vendo o que funcionou e o que poderia ter funcionado”, completou.

Kawã Vinicios da Silva Souza, de 11 anos, se mostrou interessado em se aprofundar no mundo da fotografia. “Aprendi que a luz é quem faz a foto e que as ‘linhas’ compõem o olhar fotográfico. Também construí câmeras e outras coisas com material reciclável. Foi uma experiência muito legal”, comentou. A mãe da Kawã, Leonice Ferraz da Silva Souza, considerou positivo todo o projeto. “É algo que estimula as crianças. Ele (Kawã) chegou em casa um dia dizendo que ia participar de um projeto de fotografia, e eu dei o maior apoio. É o fotógrafo da casa”, brincou.

 No final da exposição, os participantes receberam um álbum de fotografias em forma de scrapbook, com os registros que eles mesmos capturaram. “Confesso que estou emocionada, isso (projeto) me tocou profundamente. O meu desejo é de que tudo o que a gente viveu, a fotografia, as pessoas que eles conheceram, os momentos que vivemos, tudo isso possa leva-los um pouquinho mais próximos de Deus. Os aplausos hoje são para todos eles”, finalizou a fotógrafa.

Participaram do Projeto Olhares Nova Esperança as crianças:

Wallyson Pires de Souza

Letícia Pires de Souza

Kawã Vinicios da Silva Souza

Emilly Vitória de Oliveira

Eduardo de Souza Lima

Jheniffer Alexia Ribeiro da Silva

Israelly Antunes da Silva

Histefany Victória Moreira

 

– Veja também:

Vídeo: Poesias de luz em Nova Esperança

 Por Edson Neves

 

Galeria De Fotos

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank

 

 

Artigos similares

Topo