III RETIRO ARQUIDIOCESANO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES | 12 E 13 DE NOVEMBRO DE 2016

Sábado e Domingo, dias 12 e 13 de Novembro, no Centro de Eventos de Londrina, aconteceu o III Retiro Arquidiocesano das Santas Missões Populares. Cerca de 3mil pessoas estiveram presentes, vindas de todas as paróquias da diocese.
A São Vicente estava presente e participando deste grande momento formativo, com a presença do Padre Luis Mosconi (condutor do Retiro).
Seguem fotos do evento e também o depoimento de Maria Elias Custódio. Ela fala um pouco sua compreensão deste momento fecundo a Igreja, e também da questão missionária.

SOBRE 3º RETIRO ARQUIDIOCESANO NA CIDADE DE LONDRINA
Quando vivenciamos a experiência dos Retiros espirituais, temos a oportunidade de fazer reflexões sob temas que normalmente passam despercebidos no nosso cotidiano.
Dentre todos os momentos vividos ontem, diga-se 3º Retiro Arquidiocesano, realizado em Londrina, cenas como a apresentação de grupos Indígenas e o louvor a Nossa Senhora Aparecida mereceu a minha atenção e me levou a uma breve reflexão.
Quando assisti a cena dos Índios entrando no palco e apresentando a sua cultura através da dança, imediatamente me reportei aos tempos passados e pensei na tentativa dos Jesuítas em catequizar os índios , logo, veio a pergunta: por que não tiveram o sucesso esperado?
Talvez, porque a idéia central tenha sido “pensar o outro a partir de si mesmo”, ou seja, tentar submeter o outro à sua cultura, religião, seus valores, idéia essencialmente Etnocêntrica, sem respeitar o “outro” nas suas especificidades.
No caso dos índios a historia mostrou que esse método não funciona, acredito que a Igreja Católica, em tempo, se converteu nesse momento, pois, segundo o Padre Moscovi a palavra CONVERSAO significa mudança de Rumo, mudar a estratégia, o método, a visão sobre do mundo.
A manifestação da cultura Indígena, feito na apresentação da dança, me induz pensar que a Igreja Católica desta vez, está no caminho certo, o método de Evangelizar me parece estar em sintonia com os ensinamentos de Jesus, pois está presente não só o respeito a sua cultura, mas, e, especialmente a aceitação do “outro “ na sua forma de ser e de viver.
Da mesma forma foi o louvor inusitado a Nossa Senhora Aparecida, que sai do seu manto Sagrado tradicional, aparece vestida com um manto estampado fazendo referência à cultura Afro. Todo o ritual dessa apresentação traz consigo a mística da cultura Africana, vestimentas ornamentadas, no ritmo e na letra da musica, foi especialmente diferente de tudo que normalmente assistimos num evento religioso católico.
Diante disso, surge outra pergunta: O que esta acontecendo com a Igreja Católica?
Penso que estamos falando de uma Igreja em processo de Renovação, que traz no seu bojo transformador o “outro” ou o “diferente” como parte integrante de si mesma, mas, como devido respeito as suas especificidades, no seu modo de ser e de viver.
Desse modo podemos até dizer que somos todos iguais diante de nós mesmos, para assim dizer que somos todos iguais diante de Deus.
Tudo isso me faz pensar que nós (Igreja católica) estamos no caminho certo, essa sugestão me faz feliz porque vai de encontro com as minhas convicções, pois tempos passados também me senti excluída do convívio paroquial tendo em vista a minha condição de “Segunda União”, tempos passados e superados. No momento estou vivendo a condição de MISSIONÁRIA das Santas Missões Populares. Isso me faz feliz porque hoje acredito nessa Igreja que se Renova à luz do amor de Cristo, uma Igreja para todos.
Maria Elias Custódio- Missionária das Santas Missões Populares.

FORMAÇÃO 2º. OBJETIVO SANTAS MISSÕES POPULARES | DIA 30 10 2016

Nesta manhã de domingo, dia 30 de outubro de 2016, tivemos um momento formativo acerca do segundo objetivo das Santas Missões Populares, na paróquia São Vicente de Paulo. Ele foi conduzido pelo Edivaldo e procurou fortalecer os conhecimentos acerca deste tema. Seguem fotos e materiais utilizados neste dia.
SEGUNDO OBJETIVO: ECLESIAL
PARÓQUIA: REDE UNIDA DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS
Potencializar o processo de construção e organização do 14° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base para transformar cada paróquia numa rede de comunidades acolhedoras, participativas, com sua autonomia corresponsável, em comunhão, solidárias, misericordiosas, proféticas, eclesiais, ao encontro de todos, especialmente dos mais afastados

Resultados da dinâmica de grupo
Formação PSVP 30 10 2016

PEREGRINAÇÃO SETOR SÃO JUDAS TADEU | DIA 31 10 2016

Mais um versículo escrito na Carta das Comunidades Missionárias da Paróquia São Vicente de Paulo!
Desta vez quem escreveu foi a Comunidade São Judas Tadeu, que contou também com o apoio de outros Setores da Paróquia.
Depois de saborear das maravilhas que o Espírito Santo nos proporciona, foi a vez de confirmar a equipe de coordenação do Setor, que ficou assim constituída: Iremar, Aparecida e Ângela!
Sejam bem-vindas!!!
Seguem algumas fotos para registros no livro de memórias das SMP paroquial…

PEREGRINAÇÃO SANTUÁRIO E PORTA SANTA | SETOR SÃO JOÃO DIA 27 10 2016

O Setor São João participou da peregrinação no Santuário e celebraram a passagem pela Porta Santa do Ano da Misericórdia no dia 27 de outubro 2016.
Ir Neiva fez o seguinte comentário: Momento de muita espiritualidade e sintonia. Parabéns ao setor são João Apóstolo pela ousadia missionária. Vocês testemunham a feliz possibilidade da missão urbana entre edifícios. Sigam animados pois a vida é missão!
Edivaldo disse o seguinte: “Milagres acontecem quando a gente reza e reza sem desanimar…” Esta frase representa muito do que foi a peregrinação de hoje ao Santuário Eucarístico Mariano Madre Leônia realizada pela Comunidade São João!!! Creio que as fotos, por si só, falam muito mais que minhas palavras… Acolhemos com muito carinho a equipe de coordenação do Setor: Elisa e Custodio; Célia e José Maria; Josiane e Marcos. Boa Missão!!!

 

PEREGRINAÇÃO SETOR SÃO LUCAS | DIA 26 DE OUTUBRO DE 2016

Palavras do Edivaldo
Cada dia que passa é mais uma página da história da Setorização da Paróquia São Vicente de Paulo que vem sendo escrita… hoje foi a vez do Setor São Lucas!!!
Depois da passagem pela Porta Santa, de momentos de profunda Espiritualidade, os participantes confirmaram as lideranças que estarão unindo forças para o crescimento desta Comunidade: Adelino e Maria do Carmo; Enildo e Glória; Henrique e Rita Eliete; e Helenida Tauil.
E assim segue consolidação dos setores missionários.

Palavras da Ir Neiva
Um grupo mesmo animado na fé, na fraternidade e no desejo de crescimento. Que testemunho de São Lucas fortaleça este setor no crescimento missionário de nossa paróquia.

Ir Verônica
A missão, como a solidariedade, não tem fronteiras (Madre Leônia).

PEREGRINAÇÃO SETOR SÃO PAULO| DIA 25 DE OUTUBRO DE 2016

Assim relata Edivaldo:
“Em mais uma Peregrinação à Porta Santa, no Ano Santo da Misericórdia, hoje foi dia Setor São Paulo sentir a força do Espírito Santo de Deus!
E, aproveitando o momento propício, vários irmãos e irmãs de outros setores também se fizeram presentes, com destaque para o setor São Mateus.
Ao final, foram ungidos a equipe de coordenação do Setor São Paulo: José Carlos Drapes, Mylene C. da Silva Paula e Edna Célia Oliveira.
Parabéns !!!”

PEREGRINAÇÃO SÃO BARTOLOMEU | DIA 19 DE OUTUBRO 2016

Olá irmãos e irmãs em Cristo!
Mais uma noite marcante para nossa Paróquia São Vicente de Paulo!
Hoje foi a vez do Setor São Bartolomeu fazer a sua Peregrinação ao Santuário Eucarístico Mariano Madre Leônia!
Depois de momentos de oração, caminhada, passagem pela Porta Santa, adoração ao Santíssimo Sacramento…,
Foi eleita a equipe de coordenação do Setor, formada pelas Irmãs: Brígida Apa de Faria Formagio Fonseca; Rejane Bastos e Márcia Regina Sócio.
Bem-vindas ao grupo de Colaboradores dos Setores Missionários!
Edivaldo

PEREGRINAÇÃO SETOR SÃO TIAGO | DIA 12 DE OUTUBRO 2016

Dia 12 de outubro 2016 aconteceu a peregrinação pela Porta Santa do Setor São Tiago, ou Comunidade São Tiago.
Foi uma bela experiência, muito mística e de intensa espiritualidade.
A concha foi identificada como símbolo desta comunidade. Em Santiago de Compostela, por onde teria passado São Tiago, este símbolo está em vários locais, tanto na Igreja principal, como nas casas da cidade. Ela, a concha, tem vários significados especiais, entre eles o fato de ela carrega apenas uma única pedra preciosa, assim como a Igreja tem em Cristo a única e verdadeira pedra preciosa.
Foi a terceira comunidade a passar pela Porta Santa Paroquial, aqui da São Vicente.
Que São Tiago interceda por esta comunidade e também pelas Santas Missões Populares em nossa arquidiocese de Londrina.

PEREGRINAÇÃO SANTUÁRIO EUCARÍSTICO E PORTA SANTA | SETOR SÃO TOMÉ DIA 05 10 2016

A comunidade Santo São Tomé deu início a peregrinação ao Santuário, neste dia 05 de outubro 2016, e foi realmente uma experiência bem-sucedida. Sobre a peregrinação da São Tomé tivemos alguns depoimentos importantes:

Ir Neiva relata que:
“Uma forte experiência de oração e gratidão marcou nesta noite a alegria do encontro do setor S. Tomé. Agradecemos a generosidade da nova equipe de coordenação: José Carlos, Juliana e Cirlena. ”

Ir Graciete observou:
“Noite abençoada do Setor São Tomé aqui no Santuário Eucarístico Mariano…”

Edivaldo refere:
“Olá amigos e amigas, lideranças de nossas Comunidades.
Baseados na experiência positiva da comunidade São Tomé, na visita ao Santuário Eucarístico Madre Leônia, nesta última quarta-feira, pensamos que esta ideia poderia ser acolhida por todos os setores de nossa Paróquia.
Para facilitar a vida de todos fizemos uma programação e estaremos divulgando, a partir de hoje, no Dia da Palavra das 19h30.
Contamos com o entusiasmo e espírito missionário de cada a esta proposta, totalmente em sintonia com o momento que estamos vivendo em nossa Igreja. Aguardem!!!”

PEREGRINAÇÃO À PORTA SANTA PAROQUIAL NO DIA 20 DE OUTUBRO 2016

Neste dia 20 de outubro a peregrinação foi um pouco diferente. Uma intensa chuva mudou os planos dos missionários presentes. Pois como foi apenas a Valquíria representando a São Filipe, Ir Neiva optou por fazermos um momento de adoração a Jesus Eucarístico com os vários membros do grupo dos 30 e também das novas coordenações dos setores que já assumiram.

Diz a Ir Neiva: “A graça divina com a chuva abençoada favoreceu o recolhimento do grupo em adoração junto ao Santíssimo Sacramento. Rezamos por todas as famílias da Paróquia. Jesus Missionário: fazei-nos pessoas missionárias! ”

Momentos de oração, descritos pela Meire: Bruna introduziu o Círio e as promessas do batismo, Jose Carlos e a Soraia (São Tomé) falaram da purificação e passagem pela porta santa, Cristina e Ronaldo (São Mateus) conduziram o momento mariano e a proclamação da palavra, Antonia (São Tiago) falou sobre ícone do Ano Santo, Baldo falou sobre a missionaridade de Madre Leônia.

Segue ainda a Meire dizendo que foi uma benção ver o envolvimento de todas as pessoas, mas fez a proposta de convidar novamente o Setor São Filipe para estarem novamente neste espaço, participando da passagem pela Porta Santa. Ficou acordado que isso aconteceria na segunda-feira próxima, dia 24/10/2016.

 

PRIMEIRAS PEREGRINAÇÕES AO SANTUÁRIO – COMUNIDADE SÃO TOMÉ, SANTO ANDRÉ, SÃO TIAGO, SÃO PEDRO | OUTUBRO 2016

Neste mês de outubro, mês missionário, as comunidades foram convidadas a participar de uma peregrinação até a Porta Santa, situada no Santuário Eucarístico Mariano, e que fora aberta pelo Arcebispo Dom Orlando Brandes em 2015.

É uma peregrinação montada pela equipe paroquial das SMP, com a importante participação das irmãs claretianas (Ir Neiva e Ir Graciete). Ela tem sido uma carinhosa benção!

Singelos momentos de espiritualidade e intimidade com Deus tem acontecido ali. As etapas nos convidam a isso:

Reflexão sobre o Santo Padroeiro e sua identidade pastoral com o seu setor. Cada uma das doze comunidades faz uma reflexão acerca do padroeiro.
Pequena caminhada, simbolizando a peregrinação da igreja pelo mundo.

Lavagem das mãos à entrada da porta-santa e que simboliza nossa purificação dos pecados e faltas.

Após esse momento, todos são convidados para entrar pela porta santa, tocando em suas paredes e adentrando ao Santuário.

No Santuário os participantes são convidados e rezar em torno do Círio Pascal. Depois vão até o túmulo de Madre Leônia, onde fazem uma oração e pedem por sua intercessão particular.

Em seguida, Irmã Graciete expõe o Santíssimo Sacramento para um momento de adoração e louvor.

Depois temos a leitura do Evangelho… em geral, se faz a leitura do Evangelho de Lucas, capítulo 6, que nos chama, fortemente, sermos misericordiosos como o Pai.

Depois todos se dirigem à sala anexa para o envio missionário. Ali ocorre a explicação da teologia do ícone do Ano Santo da Misericórdia, que representa o Bom Pastor. O Cristo, aquele que carrega a ovelha, representada por Adão. Na certeza que o novo Adão é aquele que carrega no colo o Velho Adão, que é retirado da região das sombras e da morte, onde se encontrava aprisionado. Mas agora, plenamente liberto, pelo Cristo Ressuscitado.

Oportuniza-se a escolha dos coordenadores de setor. Amigavelmente. Pois é uma necessidade das SMP. E as comunidades tem respondido favoravelmente a este movimento.


PEREGRINAÇÃO DOS SETORES AO SANTUÁRIO EUCARÍSTICO MADRE LEÔNIA

“Misericordiosos como o Pai”

Amados Irmãos e Irmãs,

Paz e bem !!!

Estamos vivendo o Jubileu, o Ano Santo da Misericórdia, que teve início em no dia 8 de dezembro de 2015, com a celebração dos 50 anos do final do Concílio Vaticano II e que se encerra com a Festa de Cristo Rei, no dia 20/11/2016.

O Jubileu é o ano que a Igreja proclama para que as pessoas se convertam em seu interior e se reconciliem com Deus, por meio da penitência, da oração, da caridade, dos sacramentos e da peregrinação, “porque a vida é uma peregrinação e o homem é um peregrino”.

Se isso não bastasse, dentro do espírito das Santas Missões Populares, somos convidados a nos envolver, em união com o maior número de pessoas do setor, para momentos de oração, cantos, gestos, símbolos, leituras bíblicas, silencio, partilha, etc.

Pensando nisso, estamos programando uma Peregrinação de nossos Setores ao Santuário Eucarístico Madre Leônia, com o ritual da passagem na Porta Santa e oração para as indulgências.

Além disso, em vista do momento que estamos vivendo na Setorização, vamos aproveitar para eleger ou confirmar as Coordenações dos Setores, entregando cada um (a) de nossas lideranças nas mãos de Deus!

Dentro da organização do Santuário e das Irmãs que irão nos conduzir nesta jornada, elaboramos o cronograma abaixo, para o qual pedimos a compreensão de todos na manutenção das datas estabelecidas para cada Setor.

Obs. Todos os Encontros terão início às 19h45 com previsão de término para as 21h00.

Contamos com a sua presença!

[su_row]
[su_column size=”2/5″]

Data

[/su_column]
[su_column size=”3/5″]

Setor/Comunidade

[/su_column]
[/su_row]

[su_row]
[su_column size=”2/5″]

10/10/2016 – Segunda feira
12/10/2016 – Quarta feira
13/10/2016 – Quinta feira
17/10/2016 – Segunda feira
19/10/2016 – Quarta feira
20/10/2016 – Quinta feira
25/10/2016 – Terça feira
26/10/2016 – Quarta feira
27/10/2016 – Quinta feira
31/10/2016 – Segunda feira
01/11/2016 – Terça feira

[/su_column]
[su_column size=”3/5″]

Santo André
São Tiago
São Pedro
São Mateus
São Bartolomeu
São Filipe
São Paulo
São Lucas
São João
São Judas Tadeu
São Marcos

[/su_column]
[/su_row]

“Provai e Vede como o Senhor é Bom: feliz o homem que nele se abriga” (Sl 34,8)

[su_row]
[su_column size=”1/2″]

Edivaldo Rosário de Souza

Coordenador Paroquial dos GBR’s [/su_column]
[su_column size=”1/2″]

Ir. Maria Graciete Garcia

Coordenadora Santuário Eucarístico Madre Leônia Milito [/su_column]
[/su_row]


REUNIÃO DOS GBR DA COMUNIDADE SÃO JOÃO | Dia 25 de agosto de 2016

Nesta noite de quinta-feira, reuniram-se os membros da Comunidade São João. Foi o segundo encontro dos membros dos grupos bíblicos de reflexão deste setor. Fizeram um resgate histórico memorial com fala de pioneiros, apresentação de fotos, depoimentos e informações que, talvez, muitas pessoas da Gleba Palhano desconheçam. Segue fotos desta reunião tão significativa. Irmã Fátima Naves, missionária claretiana, esteve apoiando as atividades do dia.

ENCONTRO COMUNIDADE SANTO ANDRÉ – SANTAS MISSÕES | Dia 23 de agosto de 2016

Enquanto parte da comunidade rezava na intenção do II Retiro das Santas Missões Populares – em adoração ao Santíssimo Sacramento na Paróquia – os integrantes da comunidade Santo André (uma das doze comunidades de nossa Paróquia) ser reunia na casa da família do Juliano.

Foi uma reunião em que as pessoas se conheceram melhor, partilharam da Palavra de Deus, deram testemunhos sobre as suas vidas. Além disso se dispuseram a ajudar outras comunidades no que precisarem.

Segundo nos relata o Edivaldo: “ao meu ver, o mais importante, são testemunhos de vida em comunidade, onde as pessoas se conhecem e se ajudam, quando necessário”.

Relato do Juliano: “Hoje as missões fizeram algo muito significativo na minha família. Estou grato a Deus por receber as pessoas do meu setor na minha casa.”

DIA DA PALAVRA | Dia 04 de agosto de 2016

Nesta quinta-feira, às 19:30 horas, tivemos O Dia da Palavra. As atividades desenvolvidas foram: acolhida, leitura da palavra, entrada da imagem de Nossa Senhor da Conceição Aparecida. Depois disso tivemos a fala do Padre Rafael Solano, que abordou vários temas: entre eles o reforço para a participação da comunidade nas atividades do Ano Jubilar Paroquial (25 anos); comentou também sobre os doze setores da paróquia.

Após Diácono Ricardo abordou o tema da conversão pessoal e paroquial, segundo os novos critérios da Igreja Católica, especialmente baseado no documento 100 da CNBB e as recomendações do Papa Francisco para “uma Igreja em saída”.

Estiveram presentes 55 pessoas.

ENCONTRO COMUNIDADE SÃO TOMÉ | Dia 11 de agosto de 2016

Nesta quinta-feira, reuniram-se os Grupos Bíblicos de Reflexão da Comunidade São Tomé. Foi um encontro muito importante. Participaram 47 pessoas, no salão de festas do Edifício Quinta da Boa Vista I.

Houve a leitura do Evangelho. Oração. Partilha de lanche. Tudo muito significativo para unir ainda mais esta comunidade missionária.

Até depoimentos dos pioneiros tivemos!

ENCONTRO ARQUIDIOCESANO DE FORMAÇÃO MISSIONÁRIA | Dia 26 de Junho de 2016

Neste domingo, a Capela Mãe da Divina Providência, acolheu o Encontro de Formação Missionária, cujo assessor foi o Padre Pedro Facci, da Arquidiocese de Manaus.

Cerca de 150 pessoas participaram do evento, que foi muito significativo. Padre Pedro abordou as missões e sua importância central para a Igreja Católica. Teceu os fundamentos teológicos em missiologia, muito importantes para nossa igreja particular que vive, este grande projeto das Santas Missões Populares.

Nascido na Itália, mas residindo no Brasil há muitos anos, falou com muita clareza, e simpatia, cativando a todos.

Suas apresentações estarão disponíveis, em powerpoint, em breve, segundo nos relata a Irmã Dirce.

Padre Joel Medeiros esteve presente nesta formação.

Edivaldo nos diz: “Quanto sabedoria em nossa Igreja de Londrina hoje com a presença do Padre Pedro Facci! Grande Missionário!

Clique aqui e veja o material da Formação do Padre Pedro Facci.

 

[su_video url=”http://www.saovicentedepaulolondrina.com.br/download/santas%20missoes%20populares/formacoes/padre-pedro-facci/Momento%20de%20alegria%20na%20comunidade%20de%20Quebo.mp4″]

VIGÍLIA DE ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO | Dia 21 de Junho de 2016

Toda a comunidade paroquial foi convidada a se reunir esta noite, para dar início às vigílias mensais de adoração ao Santíssimo Sacramento. Especialmente porque neste mês de julho celebramos a misericórdia do Sagrado Coração de Jesus, patrono das SMP.

A Oração é uma das ações essenciais na dinâmica das Santas Missões Populares! Ela está colocada como o eixo motivador dos missionários/as e de todas as comunidades missionárias.

Sem a oração, não há motivação pessoal e eclesial que se sustente, pois quando rezamos, o próprio Cristo está em oração conosco (Mt 18,20).

Juntos foi possível agradecer a vocação missionária que a nós é concedida pelo Batismo, pedimos também o discernimento para melhor nos colocarmos a serviço de Jesus, na animação das doze comunidades missionárias em nossa paróquia.

Foi um belo momento missionário, sem dúvida, que foi mesmo!

E o convite já foi feito, pelo Padre Rafael:

— Venha participar do II Retiro Paroquial das SMP, dias 27 e 28 de agosto 2016.

Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós e pelas SMP, das quais és o Patrono!

Equipe Paroquial das Santas Missões Populares.

CÓPIA DO EVANGELHO E AS SANTAS MISSÕES POPULARES | Dia 30 de Maio de 2016

As Santas Missões Populares nos lançaram um desafio em nosso Primeiro Retiro Paroquial:
Copiar o Evangelho manualmente!!!

Mas será que teria alguma importância copiar o Evangelho nos dias de hoje, manualmente, se já que temos o computador e, com poucos cliques, poderemos fazer cópias mais rápidas e mais eficientes???

O sentido de copiar o Evangelho vai além da rapidez e da eficiência.

Passa pelo saborear as palavras que o Senhor nos deseja comunicar. Através da cópia podemos mergulhar nos detalhes textuais. Meditar. Rezar.
Quem sabe … até ouvir no coração a voz do Senhor que nos quer comunicar a sua Palavra.

É um convite à oração. Um convite ao silêncio.

E parece que os missionários gostaram da ideia. Compraram cadernos. Debruçaram-se sobre a Bíblia. Partiram para a ação!

Copiaram em português, alguns, mais ousados, até em francês e inglês!

As Santas Missões Populares não nos levam somente na direção dos irmãos, mas são também um mergulho para dentro de nós mesmos. Dentro da nossa alma. Nos encontrarmos com Deus e nos convertemos mais e mais.

Ao lado uma pequena demonstração do que já foi feito.

Venha copiar o Evangelho você também!

NOVOS GRUPOS BÍBLICOS DE REFLEXÃO NA PARÓQUIA | COMUNIDADE SÃO JOÃO

Os grupos bíblicos de reflexão são uma das prioridades da Arquidiocese de Londrina.

Dom Orlando, nosso querido Arcebispo, não se cansa de incentivar sua presença nas paróquias. Especialmente, também, porque que esta atividade se alinha às Santas Missões Populares. O grupo bíblico é uma atividade missionária de grande expressão. Aproxima as pessoas e as converte também.

Deste modo, é com incontida alegria, que felicitamos a criação de mais um grupo bíblico em nossa comunidade São Vicente de Paulo: Grupo Santíssima Trindade!

Parabéns ao Sr. Custódio e a Sra Elisa pela iniciativa.

Parabéns ao Edivaldo e a Meire, incansáveis nesta atividade pastoral.

Sigamos em frente!

Como diz Madre Leônia: Para frente e para o alto. Amém!

VISITA DOS MISSIONÁRIOS SMP AOS GRUPO BÍBLICOS DE REFLEXÃO | Dia 16 de Maio de 2016

A missão pressupõe aproximação entre as pesssoas!

Partindo deste princípio as irmãs claretianas, Ir Graciente e Ir Aparecida, partiram para a ação.

Foram visitar um dos muitos grupos bíblicos de reflexão, presentes nas regiões missionárias, nesta segunda-feira, dia 16 de maio.

Ali acontece o estudo do Evangelho, e também a convivência e a integração entre as pessoas.

O estudo deste dia foi justamente a Santíssima Trindade. Olha só que estudo teológico maravilhoso, para este grupo de leigos(as) neste dia!

Bela iniativa das missionárias claretianas, que, mais uma vez, fazem valer o seu carisma.

Ir Graciete integra, também, a equipe das Santas Missões Populares de nossa comunidade.

Se fosse no facebook, diríamos uma curtida, ou melhor ainda, várias curtidas!

SOLENIDADE DE PENTECOSTES | Dia 15 de Maio de 2016

Neste domingo, dia 15 de maio a Igreja celebrou com verdadeira alegria Festa de Pentecostes. Dom Henrique nos conta que a a Igreja conclui hoje o Tempo Pascal. Não poderia ser diferente, pois o Espírito Santo é o fruto da paixão morte e ressurreição do Senhor Jesus. Ele morreu entregando na cruz o Espírito e, no mesmo Espírito, foi ressuscitado pelo Pai. Agora, plenificado por esse Espírito, derramou-o e derrama-o sobre a Igreja e sobre toda a criação.

Foi apagado o CÍrio Pascal neste dia, e a sua luz passa a estar nos corações de todos os batizados, conforme nos diz Padre Rafael Solano, e será acesso novamente nas celebrações do Batismo.

VIGÍLIA DE PENTECOSTES NO SANTUÁRIO EUCARÍSTICO MARIANO | Dia 14 de Maio de 2016

Neste sábado, entre 21 e 22 horas, no Santuário Eucarístico Mariano, houve a Vigilia de Pentecostes.

As vigílias, assim como esta, são atividades recomendadas pelas Santas Missões Populares.

A iniciativa, neste caso, coube as irmãs claretianas, especialmente a Irmã Graciete.

Assim como os apóstolos e aguardavam a vinda do Espirito Santo, em Jerusalém, todos, ali reunidos no Santuário, também tinham este mesmo desejo, que os dons fossem derramados por sobre a Igreja São Vicente e suas comunidades.

Com a Solenidade de Pentecostes a Igreja conclui o Tempo Pascal.

Cantemos todos:

Espírito de Deus/ Enviai dos céus/ Um raio de luz/ Um raio de luz/

Vinde, Pai dos pobres/ Daí aos corações/ Vossos sete dons/ Vossos sete dons.

Amém

Via Sacra na Gleba Palhano | Dia 21 de Março de 2016

Tivemos nesta noite, às 20 horas, a Via Sacra em nossa comunidade. Fizemos memória dos sofrimentos do Cristo, que por nós morreu. Em todos os anos que a Via Sacra acontece, muito provavelmente, foi o ano de maior participação popular. Há um gosto, um jeito de Santas Missões Populares – visível pelas muitas bandeiras das comunidades missionárias e pelo calor do povo presente. Afinal nosso I Retiro Paroquial aconteceu ainda há poucos dias e seu fervor ainda aquece os corações.

Os grupos bíblicos de reflexão se fizeram presentes e tiveram uma boa ação nos bastidores para a organização desta celebração. Parabéns a todos eles.

A finalização da Via Sacra se deu no terreno onde será construída a Capela São João XXIII.

Ele, lá do céu deve ter vibrado de alegria, com este momento histórico para nossa comunidade. Padre Rafael abençoou o terreno, e as pessoas presentes. São elas que comporão a Igreja-Viva. A Igreja de pedra virá logo em seguida, mas um pouco mais tarde.

Homilia do Padre João Batista aos Peregrinos da Diocese de Londrina no Santuário de Aparecida | dia 23 de Janeiro de 2016.

Assista aqui a belíssima homilia do Padre João Batista, neste domingo, dia 23 de janeiro de 2016, às 9 horas da manhã. Diretamente do Santuário Nacional de Aparecida.

Padre João faz uma carinhosa referência a nossa cidade de Londrina e aos peregrinos que ali estiveram, a fim de buscar uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Na sua pregação ele faz catequese sobre a importância da missão dentro da Igreja, que vale a pena ouvir.

Basta clicar no link abaixo. Boa audição!

Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida visita a Arquidiocese de Londrina – dia 24 de janeiro de 2016

Neste dia 24 de fevereiro de 2016, um grupo de 56 pessoas esteve no Santuário Nacional de Aparecida para buscar uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Bem mais da metade desta equipe pertencia à nossa comunidade São Vicente de Paulo e suas capelas. A imagem irá peregrinar por toda a Arquidiocese de Londrina, durante cerca de um ano. Depois será levada, de volta, ao Santuário.

Como a aparição da imagem se deu em 1717, e no próximo ano este marco histórico completará 300 anos, a peregrinação da imagem pelas dioceses foi uma das formas de se marcar esta comemoração. Uma belíssima ideia!

A viagem até Aparecida, de ônibus foi muito cansativa, cerca de 12 horas. Mas valeu a pena!

A Igreja de Londrina recebeu com muito carinho a imagem. Ela foi entregue nas mãos de nosso arcebispo Dom Orlando Brandes, ali no Zerão, acompanhado de uma multidão de fiéis: leigos e religiosos.

A peregrinação recebeu destaque na imprensa local, sendo capa da Folha de Londrina deste dia 25 de janeiro.

Esta visita de Nossa Senhora, com certeza irá dar novo ânimo para nossas Santas Missões Populares, em nossa arquidiocese.

Com no diz a Irmã Neiva Fiorentin… “Maria arrasta multidões para Jesus!”

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil: Rogai por nós!

Ano da Misericórdia – Formação com Dom Orlando Brandes | dia 10/01/2016

Neste domingo pela manhã, entre 8:30h e 12horas, tivemos um excelente formação sobre o Ano da Misericórdia com Dom Orlando Brandes, na sempre acolhedora Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo. Em torno de 300 pessoas estavam presentes.

Da São Vicente e suas comunidades estivemos em torno de 30 pessoas, incluindo as Irmãs Claretianas.

Foram muitas reflexões que nosso Arcebispo nos levou a refletir acerca da Misericórdia Divina. Fomos todos convidados a levar muito a sério este texto:

“Sede Misericordiosos como vosso Pai é Misericordioso.” (Lc 6,36)

Segundo as palavras do Renato Pacca:

“Dom Orlando abriu o canal direto com o que há de mais divino. Absolutamente inspirado.”

Valeu muitíssimo a pena ter participado deste momento formativo. Obrigado Dom Orlando!

Entrevista com o pioneiro Carlos Massaro

Com alegria informamos ter ficado pronto o segundo vídeo, que faz um resgate da  história da nossa comunidade São Vicente de Paulo. O entrevistado, desta vez, foi o pioneiro Carlos Massaro, a quem ficamos muito gratos por nos conceder esta entrevista.

Entre os assuntos Sr. Carlos fala um pouco do modo como foi idealizada e construída a antiga Capela feita em madeira (gurucaia e eucalpitos). Esta capela não existe mais, foi demolida após a construção da atual Igreja, agora em alvenaria.

Massaro conta também como se estruturaram os primeiros trabalhos em nossa comunidade, antes ainda de ser uma paróquia.

Esta atividade – resgate histórico da comunidade – nos foi proposta pelas Santas Missões Populares.

É também uma bela maneira de viver este ano do Jubileu de nossa Paróquia, pois:

Fazer memória é fortalecer a fé !

Confira este vídeo abaixo,

Mais Iniciativas Missionárias | 29 Dezembro de 2015

Nestes tempos em que a Igreja vive as Santas Missões Populares, vários gestos de amor e carinho para com os mais carentes acontecem em nossa comunidade, e provavelmente em muitas outras comunidades também!

Nem de longe será possível relatar todos, mas alguns deles vale a pena divulgar. Como é o caso da nossa amiga e missionária Lila, que se dispôs a fazer coletas de alguns itens, inclusive brinquedos. E após fazer a coleta, foi distribuir estes donativos para uma família carente (confira a foto). Outra parte foi entregue às Irmãs Claretianas, para que elas possam, também, doar aos necessitados.

Nestes dias de hoje, nestes tempos um tanto céticos, a Mãe-Igreja nos recomenda que façamos “demonstrações públicas de nossa fé”.

Deste modo faz-se necessário divulgar ações como esta, pois são verdadeiros testemunhos de nossa fé cristã.

Parabéns missionária Lila, literalmente vestindo a camisa das missões! Das Santas Missões Populares!

Recuperação do telhado da Paróquia São José no Distrito do Irerê | Dezembro de 2015

Neste precioso tempo das Santas Missões Populares, várias iniciativas vão acontecendo aqui e ali. Olha só que iniciativa maravilhosa, aconteceu em nossa comunidade, conforme nos relata nosso paroquiano Adhemar:

“Um grupo de amigos e paroquianos da IGREJA São Vicente de Paulo, vendo a necessidade de recuperar o telhado do salão de festas da Paróquia São José, tendo em vista que esta paróquia necessitava deste espaço para realizar ações de evangelização e socialização dos paroquianos, abraçou esta causa como se fosse da nossa própria paróquia.”

“Daí então, foram realizadas várias visitas e reuniões naquele local para tomarmos a decisão certa, sobre o tipo da obra a ser realizada; tão logo tomamos pé sobre a situação iniciamos as ações. De início, fizemos um Boteco Solidário, com a presença de mais de 100 amigos, na Chácara Massaro. Arrecadamos a quantia necessária para a realização dos trabalhos. Foram arrecadados, no total, 7.381,68 reais.”

“Enfim, no início de dezembro de 2015, terminamos a recuperação da estrutura do telhado.”

“Sendo assim ficamos muito satisfeitos com esta ação, pois há mais de três anos o salão estava interditado. Agora deixamos à cargo do Padre Laurindo as ações sociais no qual o mesmo poderá realizar naquele local, Deus nos abençoou mais uma vez.”

Adhemar nos conta ainda que vários paroquianos doaram carneiros para o boteco solidário. Além disso, Padre Rafael apoiou o grupo na venda dos convites da promoção.

Na foto ao lado, na casa paroquial, aparece o Padre Laurindo, em reunião com o parte do grupo de paroquianos, acertando os detalhes acerca da reforma da Igreja, antes do início dos trabalhos.

Belíssimo gesto fraterno e missionário!

Entrevista com o Pioneiro Carlos Massaro | Dia 19 de dezembro 2015

Neste dia 19 de dezembro de 2015, sábado à tarde, a equipe Histórico-Memorial das Santas das Santas Missões Populares de nossa paróquia entrevistou o Sr. Carlos Massaro – pioneiro em nossa comunidade.

Sr. Carlos fez um relato da história da paróquia São Vicente, bem como da comunidade Claretiana e dos Vicentinos.

Ele deu vários detalhes sobre a Igreja de madeira, a antiga Serraria (onde fica o Edifício Matisse) e ainda outros detalhes históricos muito interessantes.

Agradecemos o Sr. Carlos Massaro pela entrevista e por toda sua generosa atuação nesta comunidade.

Esta entrevista foi gravada em vídeo, pelo Edyr, e posteriormente estará disponível para visualização.

Estas entrevistas fazem parte das ações das Santas Missões Populares nesta paróquia.

Missa nas Livrarias Curitiba do Shopping Catuaí | dia 14 de Dezembro de 2015

Neste noite de segunda-feira, novamente a loja Livraria Curitiba, localizada no Shopping Catuaí, abriu suas portas para a Celebração da Eucaristia, neste tempo do Advento.

Esta celebração, presidida pelo Padre Rafael Solano, acompanhado do Diácono Ricardo, acolheu uma assembleia de cerca de 250 pessoas.

Bem ali, entre os livros de vários tipos e espécies, foi lido solenemente o Livro dos Livros. Todos puderam ouvir atentamente a Liturgia da Palavra, incluindo a Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus (21,23-27).

Segundo as palavras da Tânia, várias pessoas se dispuseram inclusive a se inscrever para o Retiro das Santas Missões Populares.

Uma belíssima Celebração da Eucaristia, neste tempo do Advento, e a Igreja cumprindo sua missão de “estar em saída missionária”, como nos pede o Papa Francisco.

Reunião do Grupo SMP da São Vicente e Capelas | Dia 02 de Dezembro de 2015

Reunião de trabalho do grupo das Santas Missões de nossa comunidade, na Casa das Irmãs Claretianas.

Essas reuniões são para avaliar e planejar as SMP localmente.

No início ocorre um momento de espiritualidade missionária.

[su_row]
[su_column size=”1/2″][/su_column]
[su_column size=”1/2″][/su_column]
[/su_row]

Segundo Terço dos Homens – Santuário Eucarístico Mariano | 06 de dezembro de 2015

Nove horas da manhã …

Neste domingo chuvoso e nublado, reuniram-se vinte homens para a oração do Santo Terço, aqui no Santuário Eucarístico Mariano.

Conduzidos e animados pelas queridas Irmãs Claretianas (Irmã Neiva e Irmã Graciete) os participantes experimentaram um momento de profunda espiritualidade e devoção.

A tranquilidade do Santuário, foi muito convidativa para a oração. Alguns pedindo por alguma graça. Outros agradecendo por tantas outras já recebidas.

Muitos até, certamente, pediram pelos filhos que farão vestibular hoje de tarde na UEL…

Que este belo movimento ativo e silencioso (Terço dos Homens) possa crescer em nossa comunidade, cada vez mais.

E que Madre Leônia, lá da eternidade (que com certeza, esteve rezando conosco o tempo todo) possa nos animar cada vez mais para a Oração e Conversão.

Nossa Senhora Rainha da Paz: rogai por nós!

Capelinhas Mãe da Divina Providência | Envio Missionário

Neste sábado, dia 05 de dezembro de 2015, na Capela Mãe da Divina Providência, ocorreu o envio das primeiras Capelinhas: as Capelinhas da Mãe da Divina Providência!

“Elas representam, certamente, um braço forte das Santas Missões Populares em nossa comunidade”, nos conta a Irmã Neiva Fiorentin. Ela que é uma grande incentivadora desta ação missionária.

Serão estas capelinhas um forte convite para oração nas casas, junto às famílias.

Irmã Neiva acrescenta que serão feitos momentos de formação, mensais, para que se fortaleça o sentido espiritual destas Capelinhas.

E que a presença de Nossa Senhora, nos lares, seja um alento para as famílias, de fortalecimento da Fé e da Esperança!

capelinhas | envio missionário

Vídeo com Irmã Aparecida de Lourdes e Madre Tarcísia

[su_spacer size=”10″]
[su_row]
[su_column size=”1/2″] [/su_column]
[su_column size=”1/2″]

As Santas Missões Populares apresentam várias propostas práticas para as paróquias e dioceses.
Uma delas é fazer o resgate histórico das comunidades. Mostrando como elas se formaram. Como se desenvolveram. Como foi sua caminhada de fé ao longo da história.
Deste modo, a nossa paróquia São Vicente, com muita humildade, está procurando atender esta solicitação, com a postagem deste vídeo (versão curta). Postagem esta que se deu no dia 05 de novembro de 2015.
Não a vemos, pura e simplesmente como uma tarefa, mas como uma bela oportunidade de olhar ao passado, vislumbrando ao mesmo tempo presente e futuro.
Com a Graça de Deus, que possamos apresentar ainda outros vídeos complementares a este.
Esta ação com certeza haverá de fortalecer os laços de amizade e fraternidade entre as pessoas de nossa comunidade.

[/su_column]
[/su_row]

TERÇO DOS HOMENS NO SANTUÁRIO EUCARÍSTICO MARIANO | 01/11/2015

Nós, Irmãs Missionárias Claretianas, nascidas como Congregação nesta Paróquia de São Vicente de Paulo e tendo a responsabilidade de dinamizar as atividades de espiritualidade no Santuário Eucarístico Mariano, desejamos que neste tempo das Santas Missões Populares, os grupos, equipes de dinamização, comunidades missionárias, agentes de evangelização e as pessoas ainda afastadas da Fé e da Igreja, ao chegar no Santuário encontrem um Oásis revigorador na oração silenciosa ou em grupos. Por ser Santuário Eucarístico Mariano, já contamos com o Santíssimo exposto o dia todo para adoração. Buscamos neste tempo oferecer outros meios de cultivo da espiritualidade Mariana. Por isso o terço MISSIONÁRIO com os homens, que, no Brasil vem apresentando uma crescente busca de participação, bem como outras possibilidades que proporemos para o ano da Misericórdia.

Que as SMP aconteçam a partir da mobilização espiritual, pois a vida é missão! E juntos podemos realizar significativas transformações, quando a conversão passa pela experiência individual.

Ir. Maria Graciete e Ir. Neiva Maria

Pela iniciativa das queridas Irmãs Claretianas (Irmã Neiva e Irmã Graciete) realizou-se neste dia 01 11 2015: O Terço dos Homens.

Coincidentemente foi na mesma data em que se celebra o dia de Todos os Santos.

Neste primeiro dia doze homens estiveram presentes (vide foto), onde todos aparecem aos pés de Maria.

– Seria esta uma atividade missionária?

Sim! Claro! Pois a missão pressupõe a conversão dos corações.

Nada melhor do que recorrer à Nossa Senhora, àquela que foi a Grande Missionária pedindo esta graça e muitas outras.

A tal ponto Maria foi missionária que do Papa Francisco, na Exortação Apóstólica Evangelli Gaudium, a chama de:

A Estrela da Nova Evangelização!

Está sendo proposto que este terço se repita todo primeiro domingo de cada mês.

Nossa Senhora, Mãe de Deus, rogai por nós e pelas Santas Missões Populares em nossa comunidade!


IMAGENS DA GRAVAÇÃO DO VIDEO COM IRMÃ APARECIDA | SANTAS MISSÕES POPULARES

As Santas Missões Populares tem várias ações nas Paróquias

Uma delas é fazer um resgate histórico das comunidades, valorizando pessoas que serviram a vida e a dignidade do povo.

Assim, como estamos no Ano Jubilar – 25 anos – foi proposto esta entrevista com Irmã Aparecida (Missionária Claretiana)

A gravação se deu nesta tarde chuvosa de 31 de outubro de 2015.

A gravação foi gentilmente feita pelo Edir e será editada.

Posteriormente será inserida neste site.


HOMENAGEM AOS PIONEIROS DA PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO | 26/09/2015

Na celebração da Eucaristia do dia 26 de setembro de 2015, às 19 horas, foram homenageados os pioneiros(as) da Paróquia São Vicente de Paulo. Os pioneiros receberam um agradecimento especial do Padre José Rafael pelos trabalhos iniciais aqui nesta comunidade. Ele agradeceu os presentes e também aqueles que não puderam estar naquela celebração do sábado à noite.

Esta homenagem integra um conjunto de ações que ocorreram nestes dias por ocasião da abertura do Ano Jubilar da Paróquia (25 anos).

Este resgate histórico também é uma ação recomendada pelas diretrizes das Santas Missões Populares, através de seu facilitador Padre Luis Mosconi.

Este é um dos momentos em que se procura valorizar aqueles trabalharam ativamente no início das comunidades católicas, onde, em geral, os desafios eram grandes.


MOMENTO MISSIONÁRIO DE ORAÇÃO PELOS DOENTES

Comunidade reza Terço pelos doentes e pelo funcionário José Teodoro

Cinquenta pessoas estiveram reunidos para a oração do Terço pelos doentes de nossa comunidade, incluindo o José (funcionário), neste dia 17/09/2015. Em comunhão com este grupo que estava na Igreja, vários grupos de reflexão também incluíram estas mesmas intenções nas reuniões nas casas nesta noite de quinta-feira. Outras pessoas em viagem também se dispuseram a estar em oração. Forte momento de oração e de missão!

[su_row]
[su_column size=”1/3″]

[/su_column]
[su_column size=”1/3″]

[/su_column]
[su_column size=”1/3″]

[/su_column]
[/su_row]


Retiro Missionário

[su_row]
[su_column size=”1/1″]Nos dias 15 e 16 de agosto de 2015, aconteceu o retiro missionário da Arquidiocese de Londrina no Parque Ney Braga, com a assessoria do Padre Luis Mosconi.
Foi mais um passo nesta caminhada para as Missões, que foi carinhosamente batizada como: Santas Missões Populares.
Mais de 30 paroquianos da Paróquia São Vicente de Paulo (e suas capelas) lá estiveram. Estudando, rezando e celebrando.
Confira nas fotos abaixo. E viva as Santas Missões Populares na Igreja de Londrina.

[su_divider top=”no” divider_color=”#cccccc” margin=”0″]

Confira abaixo algumas fotos do Retiro Missionário.

[su_divider top=”no” divider_color=”#cccccc” margin=”0″]

Depoimentos

“O retiro foi muito proveitoso mesmo.
Agradeço à Deus por ter participado.
E contem comigo no que precisarem. Espero participar de mais atividades.”

Fátima Lilian

[su_divider top=”no” style=”dotted” divider_color=”#cccccc” size=”1″ margin=”0″]

“Que Jesus de Nazaré, conceda a todos nós missionários e missionárias que estivemos no retiro arquidiocesano – sermos cada vez mais seus discípulos e discípulas pelo anúncio profético, pelo testemunho, visitando as pessoas, sendo fiéis e vigilantes nos momentos intensos de oração pessoal e participantes da Eucaristia.”

Irmã Graciete

[su_divider top=”no” style=”dotted” divider_color=”#cccccc” size=”1″ margin=”0″]

“Santas Missões Populares – Foi empolgante! E maravilhoso ver quantos cristãos buscando a mesma coisa, que é levar a ajuda e a palavra de Deus aos que dela necessitem, para mudarmos nossa sociedade.”

Marcia Monteiro

[su_divider top=”no” style=”dotted” divider_color=”#cccccc” size=”1″ margin=”0″]

“Como jovem cristão gostaria de compartilhar um pouco da experiência que tive no retiro das Santas Missões Populares. Cada momento vivenciado foi muito significativo, desde a acolhida que foi caloroso e animada, até todos os aprendizados. O estudo do evangelho de Marcos foi maravilhoso, pois através dele obtive um exemplo concreto de missão, a missão de Jesus de Nazaré. Sendo assim vislumbrei uma forma de ser missionária por meio de ações simples, mas que no fim podem levar a cura, não uma cura física e sim espiritual. Com o retiro percebi a importância de saber escutar o irmão, de sempre sorrir para o próximo, já que o sorriso mostra muito do que você tem por dentro e sermos humildes. Enfim, com o espírito renovado quero começar desde já essa caminhada das Santas Missões Populares, levando Cristo para todos os lugares e sendo um instrumento de Jesus par com meus irmãos. Sem me esquecer que tenho muito que aprender com os próximos retiros, começo desde já ser uma missionária. Que Deus ilumine todos nós nessa jornada.”

Bruna Letícia (filha do Edivaldo)

[su_divider top=”no” style=”dotted” divider_color=”#cccccc” size=”1″ margin=”0″]

“Algumas experiências são únicas! Assim me senti neste retiro: uma energia contagiante vinda de um novo sopro do Espírito Santo para nossas comunidades eclesiais. Momento de graça! Convido a priorizarmos esta agenda das SMP para vivermos a graça que passa. Que a serva de Deus Madre Leônia nos revista com seu dinamismo missionário. Obrigado pela feliz companhia de todos.”

Irmã Neiva Fiorentin

[su_divider top=”no” style=”dotted” divider_color=”#cccccc” size=”1″ margin=”0″]

“Bom, que tenho a dizer do retiro das SMP, é muito simples. O Pe. Mosconi é uma pessoa iluminada, que trouxe a alegria, força e coragem para anunciar o reino de Deus a todos que não tiveram oportunidade de conhece-lo. Mesmo que seja difícil, estaremos felizes, pois Deus estará conosco. Não foi por acaso que 2500 cristãos participaram do retiro para poder multiplicar essa missão. Como fala o Papa Francisco: Devemos sair da própria comodidade e ter coragem de alcançar todas as periferias que precisa da luz do Evangelho: Igreja em saída”

Marcia Monteiro

[su_divider top=”no” style=”dotted” divider_color=”#cccccc” size=”1″ margin=”0″]

“Amados e Amadas: Ontem quando o Retiro terminou me fez lembrar de um canto do Pe. Jose Alves que diz ‘A missa terminou começou a nossa missão. É bem antigo, do meu tempo de criança… mas muito atual par o momento que estamos vivendo. O Retiro me trouxe, muito forte, dois sentimentos: o primeiro de encantamento pela beleza das SMP, saber que tem tudo a ver com a Missão de Jesus de Nazaré, relatada pelo evangelista Marcos; o segundo sentimento é de preocupação. Durante o Retiro ouvi pelo menos umas cem vezes sobre a importância dos Grupos Bíblicos de Reflexão, das Comunidades Missionárias, para o bom êxito das SMP. Assim me vem a pergunta: o que posso fazer par fortalecer os GBR de nossa Paróquia? O que podemos fazer par que novos grupos sejam formados nas casas, nos prédios, nos condomínios, do centro aos bairros mais distantes? Como diz o lema das SMP: Bíblia na mão, no coração e na Missão. Abraços.”

Edivaldo

[su_divider top=”no” style=”dotted” divider_color=”#cccccc” size=”1″ margin=”0″]

“Amados: quero compartilhar que senti no Primeiro Retiro Arquidiocesano das SMP que devo tomar o exemplo de Jesus Cristo par a minha vida e assim me entregar ao seu projeto por amor a Ele e somente por Ele. Amém.”

Juliana Beleze

[su_divider top=”no” style=”dotted” divider_color=”#cccccc” size=”1″ margin=”0″]

“Não posso também de dar meu testemunho sobre esse final de semana: ouvir e presenciar a importância das transformações ocorridas através das Santas Missões Populares me trouxe muitas respostas de inquietações, especialmente referentes a distância que as vezes parece existir entre o pastor e suas ovelhas. Reconhecer o papel de cada um como agente de transformação através da evangelização, seja lendo a Bíblia ou o livro da vida de cada um com quais nos encontrarmos, fez ressoar mais ainda, no mais profundo da minha alma, uma colocação que li da própria CNBB: Hoje a religião é mais acolhida do quer herdada. O espaço que a igreja pode ocupar na vida das pessoas depende da qualidade do acolhimento, e não mais do prestígio da instituição (CNBB, Estudos 73, n25 a 28). E chegou o kairós, o momento oportuno, da arquidiocese de Londrina acordar e viver as missões no que tem de mais fecundo e precioso: evangelizar seja nas periferias da cidade, seja nas periferias existenciais.”

Gracielly

[su_divider top=”no” style=”dotted” divider_color=”#cccccc” size=”1″ margin=”0″]


Já Estamos em Missão!

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc16,15)

[su_row]
[su_column size=”1/1″]Dia 19 de abril aconteceu a primeira Jornada Missionária da Arquidiocese.[/su_column]
[/su_row]


[su_spacer size=”10″]


[su_divider top=”no” divider_color=”#A42C13″ margin=”0″]
[su_spacer size=”5″]

Neste dia 01 de dezembro de 2015 tivemos a última celebração nas regiões missionárias em 2015.

Aconteceu na casa da Susana, Rua das Açucenas.

Foi presidida pelo Padre Fiori.

Depoimento da Irmã Neiva: “Que vitalidade Missionária! Só nos resta agradecer muito a DEus por este tempo privilegiado.”

Depoimento da Tania: “Encerradas as celebrações nos 12 setores, uma etapa foi cumprida, e com grandes frutos, Deus abençoe o esforço de cada missionário. Deus guie e ilumine cada novo setor… Que Madre Leonia nos guie.”

Depoimento do Edivaldo: “Gloria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados!”

Depoimento da Irmã Graciete: “Padre Fiori abordou o amor gratuito de Deus por nos, nos dando seu Filho Amado.”

E no sorteio dos Padroeiros: São Marcos foi o escolhido!

São Marcos: Rogai pelas Missões em nossa Paróquia e na Arquidiocese!


[su_divider top=”no” divider_color=”#A42C13″ margin=”0″]

Neste dia 19 de novembro de 2015, aconteceu a missa no Vale do Arvoredo. Às 20 horas.

Tivemos a presença de grande número de moradores…

Aliás como é costumeiro neste abençoado condomínio. São moradores muito ativos nas várias celebrações que ali acontecem.

O padroeiro escolhido, novamente por sorteio: São Pedro Apóstolo.

Enquanto parte do grupo das Santas Missões da Paróquia estava presente nesta missa, outra parte tratava de apresentar este projeto missionário (das Santas Missões) ao grupo dos Amigos da Canção Nova, no anfiteatro da São Vicente.

Separados nas atividades, mas juntos na mesma fé missionária!

São Pedro, rogai por todos nós!


[su_divider top=”no” divider_color=”#A42C13″ margin=”0″]

Neste mês de novembro de 2015, foi celebrada mais uma missa de setor.

Ela recebeu o nome do Padroeiro: São Paulo!

A celebração foi presidida pelo Padre Fiori.

Confira as fotos.


[su_divider top=”no” divider_color=”#A42C13″ margin=”0″]

Neste mês de novembro de 2015, foi celebrada mais uma missa de setor.

Ela recebeu o nome do Padroeiro: São Mateus!

A celebração foi presidida pelo Padre Fiori.

Várias pessoas desta comunidade participaram.

Houve também explicações sobre o conceito de região missionária e a importância das mesmas.

Confira as fotos.


[su_divider top=”no” divider_color=”#A42C13″ margin=”0″]

Nesta noite de terça-feira chuvosa aconteceu mais uma missa de setor. Desta vez a celebração se deu no apartamento da Rosa, no Edifício Cora Coralina, no alto da Palhano.

Entremeado aos 40 adultos várias crianças estavam presentes, ainda sem entender direito nem a celebração e muito menos estes novos rumos da Igreja. Desta Igreja que vai ao encontro das pessoas nas suas casas. A Igreja em saída! Parece que nem sequer os próprios adultos a entenderam bem ! Mas aos poucos, certamente, vão se dando conta deste novo caminhar da Igreja.

Padre Rafael em sua homilia tratou bem desta questão missionária da Igreja e da vivência das Santas Missões Populares.

Novamente houve um convite às pessoas incentivando novos Grupos Bíblicos de Reflexão, que agora se reunirão para as Novenas de Natal.

Sra. Rosa fez o sorteio de mais uma Região Missionária: São João!

Após o sorteio, uma salva de palmas acolheu este querido santo padroeiro.

Pareceu que os moradores, com este sorteio, já estão criando um clima de identidade com a futura capela, que vai estar se instalando nos arredores: a Capela São João XXIII.

São João Evangelista: rogai por nós!

São João XXIII: rogai por nós!


[su_divider top=”no” divider_color=”#A42C13″ margin=”0″]

Nesta quinta feira, dia 05 de novembro, aconteceu a missa no setor missionário, na residência de Carlos Costa Branco e Helenida Taiul, no bairro Bela Suíça. Foi uma acolhida maravilhosa, que contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas, formando uma comunidade para refletir a palavra de Deus.

A celebração foi presidida pelo Pe. Rafael Solano, que fez uma importante homilia, nos fazendo refletir que devemos ser uma “igreja em saída”. E aproveitando a movimentação das Santas Missões Populares, o Pe. Rafael fez uma breve explicação sobre a importância do retiro em nossa paróquia que acontecerá dia 12 e 13 de março de 2016.

No final da celebração foi feito o sorteio de mais um apóstolo para ser o padroeiro desse setor missionário: SÃO LUCAS, médico e homem culto, sendo um dos responsáveis pela ação missionária nos primeiros tempos da igreja.

SÃO LUCAS, ROGAI POR NÓS!


[su_divider top=”no” divider_color=”#A42C13″ margin=”0″]

Nesta noite de terça-feira, 29 de outubro, tivemos mais uma missa nas casas, ou seja, nas regiões missionárias.

Nesta oportunidade a reunião se deu na casa da Zenaide e do Ciro.

Eles gentilmente acolheram em sua residência uma pequena comunidade – cerca 50 pessoas – para ali vieram para celebrar e louvar o Senhor. Sendo celebrante Padre Rafael Solano.

A Celebração foi muito significativa!

Segundo as palavras do Edivaldo: “ Foi uma noite abençoada. Cada dia que passa as SMP vão se tornando uma realidade em nossas comunidades”.

E assim, entre as plantas e as orquídeas da Zenaide, Cristo fez-se ali presente no meio de nós. É Jesus que vem ao nosso encontro através da Palavra e da Hóstia Santa.

Ao final, Edivaldo reforçou este movimento da Igreja com as Santas Missões Populares e toda a comunidade foi convidada para participar do Retiro em 2016.

Ao final da celebração, também, mais um apóstolo foi escolhido (por sorteio) para ser o padroeiro desta região missionária: Santo André!

Santo André: Rogai por nós e pelas Santas Missões Populares de nossa Arquidiocese de Londrina! Rogai também pela vida da Thelma, que passou por uma cirurgia hoje e pela filha Ana Theresa, nascida nesta data!


[su_divider top=”no” divider_color=”#A42C13″ margin=”0″]

Celebração da palavra, no Jardim Claudia Rua Pequim,100, presidida pelo Pe Rafael e Diácono Ricardo, neste dia 22 de outubro.

Estiveram presentes integrantes dos Grupos Bíblicos de Reflexão do Jardim Claudia, Residencial Quinta da Boa Vista, Matisse e Poty Lazzarotto, além de moradores do bairro.

Membros da Coordenação das Santas Missões da Paróquia São Vicente de Paulo também estiveram presentes.

Já se observa na ambientação banners motivando a comunidade para participar do Retiro Paroquial que acontecerá na São Vicente, em 12 e 13 de março de 2016.

Foi escolhido, neste dia, o nome do Padroeiro desta Região Missionária: São Tomé!


[su_divider top=”no” divider_color=”#A42C13″ margin=”0″]

Celebração da palavra, no Edifício Autentique, presidida pelo Diácono Ricardo, neste dia 20 de outubro.

Estiveram presentes integrantes do Grupo Bíblico de Reflexão do prédio, além de moradores.

Membros da Coordenação das Santas Missões da Paróquia São Vicente de Paulo também estiveram presentes.

Já se observa na ambientação banners motivando a comunidade para participar do Retiro Paroquial que acontecerá na São Vicente, em 12 e 13 de março de 2016.

Foi escolhido, neste dia, o nome do Padroeiro desta Região Missionária: São Judas Tadeu!


[su_divider top=”no” divider_color=”#A42C13″ margin=”0″]

No dia 15 de outubro de 2015, aconteceu uma nova etapa na caminhada das SMP na paróquia: as missas nas regiões missionárias.

Na metodologia das SMP as paróquias são divididas em regiões missionárias. Na nossa paróquia São Vicente de Paulo, o território geográfico foi dividido em 12 regiões missionárias.

E neste dia 15 foi realizada uma celebração (a primeira na caminhada das SMP na São Vicente), e aconteceu no salão de festas do Edifício Solar Rivera, onde estiveram cerca de 50 pessoas. A senhora Assunta, coordenadora do Grupo de Reflexão do condomínio Solar Rivera, ajudou a divulgar a celebração em seu condomínio. Membros de outros grupos de reflexão de outros condomínios estiveram presentes. A celebração foi conduzida pelo Diácono Sirineu. Ao final, Edivaldo deu uma explicação aos presentes dos objetivos das Santas Missões. Fez um convite para que as pessoas se organizassem para estarem presentes no primeiro retiro paroquial que vai acontecer em março de 2016. Edivaldo também leu uma parte da carta de Dom Orlando sobre as SMP na diocese.

Houve doação de vários alimentos, não perecíveis, pelos presentes na celebração.

Por sugestão do Padre Rafael os 12 setores missionários teriam nomes dos 12 apóstolos. Neste dia 15 10 15 foi feito o sorteio do nome desta região missionária, até então conhecida como “região 4”e apóstolos. O nome escolhido por sorteio foi: São Tiago!
São Tiago, apóstolo, rogai por nós!


[su_spacer size=”10″]
[su_divider top=”no” divider_color=”#A42C13″ margin=”0″]
[su_spacer size=”10″]