Pastorais

 

Pastoral do Batismo

Maristela Franco – (43) 9 8801–6348 / [email protected]

João Gonçalves dos Santos – (43) 9 9951-9060 / [email protected]

A Pastoral do Batismo tem como objetivo levar aos pais e padrinhos o conhecimento do que é o Batismo e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade, demonstrando que o sacramento não se resume apenas em batizar. É necessário vivenciar, testemunhar e ensinar os filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo.

Os pais que irão batizar na Paróquia deverão ligar na secretaria e agendar entrevista com o Padre ou Diácono. Ao realizar a entrevista e pegar a relação de documentos, há o contato da coordenação da Pastoral do Batismo para agendar a data do batizado e também a visita na casa da família para receberem a formação.

A formação, feita em duas etapas, consiste em transmitir o conteúdo sobre o Sacramento do Batismo e os demais Sacramentos, leitura da Bíblia e o rito batismal. Já a segunda etapa acontece na Paróquia, sempre na quinta feira que antecede o quarto domingo do mês (domingo do batizado). Quem faz a formação é o diácono, e inicia-se com a missa das 19 horas.

.


.

Cerimoniais e Esperança

Andrea Aparecida Sanches Drapes – (43) 9 9642-1563 / [email protected]

Angela Aparecida Feriani(43) 9 9943-3529 / [email protected]

O movimento Cerimoniais e Esperança é responsável por organizar os casamentos realizados na Paróquia, desde o contato com os noivos até a supervisão no dia do matrimônio, seguindo as normas estabelecidas pela Igreja e garantindo o andamento correto da cerimônia.

.


.

Conselho Pastoral Paroquial (CPP)

Malu Feliciano – (43) 9 9998–4619 / (43) 3028-5024 / [email protected] 

Heverson Feliciano – (43) 9 9957-4616 / (43) 3028-5024 / [email protected]

E-mail alternativo: [email protected]

O Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) tem como objetivo oferecer aos fiéis a possibilidade de ajudar o Pároco na promoção das ações de evangelização da Paróquia, seguindo sempre as normas estabelecidas pelo Direito Canônico e da Igreja Particular de Londrina. Sendo o representante da comunidade Paroquial, o CPP é responsável por: fomentar a participação da comunidade; estudar e acolher novas iniciativas de acordo com as necessidades pastorais; planejar, coordenar e avaliar as atividades da Paróquia; promover a formação humana, doutrinal, moral e espiritual dos fiéis, incentivando a assistência social.

.


.

Catequese

Silvana Martins Cavichioli – (43) 9 9936-3071 / [email protected]

A catequese é compreendida como um processo do despertar, aprofundar e amadurecer a fé de crianças, jovens e adultos, abrindo-lhes o coração e conduzindo-os para um apaixonar-se por Jesus.  Nesta compreensão o ponto de partida é o Querigma: anúncio sempre novo de Jesus Cristo morto e ressuscitado que nos comunica o amor infinito do Pai e que nos faz crer pela ação do Espírito Santo.

Na São Vicente de Paulo seguimos o Itinerário Catequético de Iniciação à Vida  Cristã como um caminho a ser trilhado conduzindo os catequizandos a um encontro pessoal com Jesus Cristo. O Documento de Aparecida veio resgatar, renovando o conceito de iniciação cristã: “tornar-se discípulos missionários de Jesus Cristo” (Documento de Aparecida n276-300).

A catequese não é pensada apenas como uma preparação para os Sacramentos, mas sim como um percurso onde o catequizando conhece melhor Jesus, tem um encontro pessoal com Ele e faz Dele seu melhor amigo. Assim, esse processo catequético desemboca na celebração dos sacramentos como um momento culminante da participação no mistério de Cristo.

A catequese também busca inserir a família neste contexto. Por isso realizamos a catequese familiar (catequizandos e pais) antes de iniciarmos os encontros em sala e a cada passagem de tempo. Afirmamos que o tempo da catequese é um tempo de graça para toda a família, principalmente quando a todos participam deste processo e se abrem à ação de Jesus.

Hoje a Paróquia São Vicente conta com 850 catequizandos e 82 catequistas e auxiliares. 

.


.

Catequese de Adultos

José Ronchi – (43) 9 9995-9370 / [email protected]

Marusa Ronchi – (43) 9 9955-2085 / [email protected]

A Pastoral da Catequese de Adultos tem a função de acolher homens e mulheres acima de 16 anos que por algum motivo não receberam sacramentos como o Crisma, a Eucaristia e também o Batismo. A pastoral mantém uma equipe de catequistas para compartilhar formações, elaborando ementas para que os catequizandos trabalhem alinhados nos temas e conteúdos propostos. Além disso, a pastoral da Catequese de Adultos é responsável por promover a festa dos sacramentos.

.


.

Pastoral da Escuta

Clarice Ruffato Tavares – (43) 9 9116-4312 / [email protected]

Criado em 2015, a Pastoral da Escuta é um grupo formado por mulheres missionárias, que atuam no Jardim Nova Esperança com o objetivo de aliviar ansiedades e necessidades da comunidade. As visitas são feitas às terças e sábados. Além de realizar a acolhida na missa dominical da Capela Nossa Senhora do Carmo, a Pastoral também colabora com as Irmãs Salesianas na Casa de Apoio, onde ajudam na criação e realização de eventos.

.


.

Grupos Bíblicos de Reflexão

José Carlos Rodrigues – (43) 9 9934-2126 / [email protected]

Soraia Bernardi Rodrigues – (43) 9 9602-4808 / [email protected]

Os grupos bíblicos de reflexão buscam formar pessoas conscientes e comprometidas com a caridade e com a sociedade. A união da comunidade unida faz com que a paróquia se renove. Com quatro pilares – oração, reflexão, ação e confraternização – o ponto mais alto da reunião do grupo é a reflexão, a fala, a troca de ideias, a participação. Mas, o ponto mais alto da função do grupo é a ação, a solidariedade, o compromisso. Os encontros possibilitam o acolhimento, o perdão, a libertação e a comunhão de vida, desenvolvendo um crescimento social da comunidade justamente por praticar a amizade e a ajuda entre os vizinhos, as ruas, os condomínios e bairros.

Na Paróquia São Vicente de Paulo, os Grupos Bíblicos de Reflexão estão organizados dentro dos 12 Setores Missionários.

 .


.

Pastoral da Liturgia

Marlene Figueiredo – (43) 9 9606-8954 / (43) 9 9914-7410 / [email protected]

A Pastoral da Liturgia é responsável pela preparação e organização da liturgia que acontece na paróquia, além de outras solenidades dentro da celebração como a oração eucarística, as respostas das preces e os leitores. A pastoral também se encarrega da decoração de cada missa.

 .


.

Pastoral dos Ministros Leitores

Helenida Tauil – (43) 9 9993-2503 / [email protected]

A Pastoral dos Ministros Leitores é responsável por fazer a escala dos leitores para as celebrações do trimestre. Dentro do conjunto dos ministérios litúrgicos na Igreja, o leitor tem uma importância fundamental, pois ele é incumbido de proclamar, para os irmãos reunidos, a Palavra de Deus, sendo um mediador entre Deus e a comunidade celebrante.

 .


.

Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão (MESC)

Deyse Yuri Boldori – (43) 9 9987-6041 – (43) 3347-5889 / [email protected]

Cesar Antonio Boldori(43) 9 9987-6042 (43) 3347-5890 / [email protected]

A Pastoral dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC) é encarregada de realizar uma checagem dos objetos litúrgicos, além da limpeza dos mesmos. O MESC também é responsável por coordenar e escalar os ministros que irão servir nas missas.

 .


.

Pastoral da Música

Márcia Demiciano – (43) 9 9917-7836 / (43) 3336-1195  / [email protected]

A Pastoral da Música realiza um trabalho de aproximação entre os grupos de música, cuidando das escalas, dos espaços e das necessidades de cada grupo. Com um trabalho de ação direta entre o pároco e a equipe litúrgica, a pastoral utiliza da música como um instrumento de conscientização, preservando os ritos fixos da Santa Missa, conforme determina a Igreja. A Paróquia São Vicente de Paulo conta com um total de 10 grupos de música, além de outros quatro grupos na Capela Mãe da Divina Providência.

Grupos de Música da Paróquia São Vicente de Paulo: Amigos da Canção Nova; Vox Dei; Luz & Canção; Sagrada Família; Príncipe da Paz/Sedecias; Infanto Juvenil Madre Leônia; Caminhando com Maria; Profissionais de Cristo; Verbo da Vida e Kadoshi.

Grupos de Música da Capela Mãe da Divina Providência: Divina Misericórdia; Emanuel; Shekinah e Jesus Eucarístico.

 .


.Pastoral da Comunicação

Rosângela Vale – (43) 9 9102-1865 / [email protected]


Coroinhas

Rodilson Valone – (44) 9 9135-3705 / (43) 9 9662-7200 / [email protected]

Poliana Valone – (43) 9 9625 – 2894 / [email protected]  [email protected]

A Pastoral dos Coroinhas busca despertar nas crianças e nos adolescentes a vocação para “servir ao altar do Senhor, despertar o “Sim” no engajamento na Comunidade Paroquial incentivando a participação da família; despertar “o amor, a piedade e o Respeito à Sagrada Eucaristia e despertar novas e necessárias vocações religiosas e sacerdotais. Em paralelo à Pastoral da Catequese, a Pastoral proporciona uma formação contínua, litúrgica e bíblica.

O grupo se reúne, em formação continuada e em horários similares aos da Catequese, duas vezes ao mês. Crianças a partir de seis anos já podem se tornar coroinhas.

.


.

Pastoral da Saúde

João Saikawa – (43) 9 9993-2210 / [email protected]

Maria Saikawa –  (43) 3339-0691

Formada por membros do movimento dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, a Pastoral da Saúde realiza visitas a pacientes, cujo estado de saúde não permite frequentar os eventos da Paróquia, levando conforto espiritual por meio da Palavra e da Eucaristia. A Pastoral possui equipamentos, tais como: cadeiras de rodas, de banho, muletas, bengalas, botas imobilizadoras, camas hospitalares, entre outros, que podem ser emprestados  por tempo indeterminado. O grupo também participa de campanhas para arrecadação de fraldas geriátricas e em eventos arquidiocesanos como, por exemplo, Missa dos Santos Óleos e outros onde haja grande concentração de pessoas, sendo que, nesses casos, profissionais da saúde são convidados para garantir o bem estar dos participantes.

.


.

Conselho Econômico

Edson Antonio Ferreira – (43) 9 9637-0578 / (43) 3342-8059 /[email protected]

O Conselho Econômico colabora com a administração da Paróquia para a organização dos recursos financeiros, com as manutenções e ampliações dos bens da igreja, e também com a prestação de contas da Matriz, além de acompanhar a administração das capelas que fazem parte da Paróquia.

.


.

Santas Missões Populares

Tânia Luiza Toffolli – (43) 9 9995-3036 / (43) 3314-1317 /[email protected]

Seguindo o que Jesus diz no Evangelho de Marcos (“Ide por todo mundo e pregai o Evangelho à toda criatura […]”), as Santas Missões Populares são a realização da própria vontade de Deus. Santas por terem a mesma missão de Jesus Cristo; Missões pois é uma ação de sair em prol de um conhecimento sobre Deus; e Populares porque vão de encontro aos anseios e clamores da população, principalmente pelos excluídos e marginalizados. O objetivo das missões é dar sentido à vida através do estudo permanente do evangelho, criando na paróquia uma rede de comunidades missionárias, firmando-se e fortalecendo-se a partir de sua própria fé.

Em busca de uma sociedade mais justa e honesta, as Santas Missões abraçam as minorias e se inspiram, acima de tudo, no ministério de Jesus na Galiléia, seja nos conteúdos, na metodologia de trabalho e nas atitudes, animando os cristãos para criar uma releitura daquela realidade, resgatando a missão que está no íntimo de cada cristão.

.


.

Cáritas

Sirineu Pedrazani  – (43) 9 8802-6062 / [email protected]

Criado há 10 anos, o movimento da Cáritas é formado por 42 vocacionados, que atende necessitados do bairro Nova Esperança, na zona sul de Londrina. Atualmente, cerca de 96 famílias recebem atendimentos, sendo 90 delas no bairro Nova Esperança e seis do jardim União da Vitória. Dentro destas famílias, estão aproximadamente 300 crianças e adolescentes.

O atendimento da Cáritas é personalizado e varia conforme a necessidade de cada família. O grupo geralmente realiza uma visita por mês e, se necessário, retorna ao local para mais atendimentos. São entregues 114 cestas básicas e 114 caixas de leite. Além disso, o movimento envia mensalmente 400 kg de alimentos para refugiados vindos de países como Bangladesh, Haiti, Venezuela e países africanos, que estão alojados nas cidades de Cambé e Jaguapitã.  

Entre outras ações, a Cáritas realiza orientações de higiene, auxílio a problemas familiares e necessidades de exame de complexidade, na qual o grupo arca com despesas de laboratório, até pequenas reformas domiciliares. A Cáritas possui uma parceria com o Conselho Tutelar para resolver problemas mais complexos com as crianças da comunidade atendida. Também realiza ações de conscientização ambiental, como o Projeto Canteiro e o Projeto Limpeza.

.


.

Escolinha de Jesus

Marli Aparecida Jasinski(43) 9 9828–9536 / (43) 9 8808-1260 / [email protected]

A Escolinha de Jesus é destinada a crianças de 3 a 9 anos que não participam de nenhum grupo da catequese. Os encontros acontecem todos os domingos, no horário da missa das crianças (10h30). O objetivo da Escolinha é  proporcionar um encontro com Jesus de forma diferenciada, sabendo da dificuldade de entendimento e concentração das crianças menores durante a missa. O ambiente de atividades é totalmente direcionado à faixa etária, evangelizando de forma lúdica e prazerosa.

Os temas propostos nos encontros vão de acordo com o evangelho da missa e de ensinamentos sobre as festas e fatos litúrgicos ocorridos durante o ano. As atividades buscam o entendimento e o amor à palavra de Deus; o ensino de pequenas orações dirigidas, estimulando também  as orações espontâneas; a motivação através do canto e do teatro; a educação sobre atitudes corretas na casa de Deus e também na própria casa.  

.


.

Pastoral Familiar

Roberto Carlos Nietto – (43) 9 9936-3148 /[email protected]

Eloisa Elena Nietto

A Pastoral Familiar tem como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, fazendo com que a mesma se fortaleça dentro de sua comunidade, com um trabalho a favor da defesa e da promoção da pessoa em todos os atos que estabelecem vínculos de amor, comunhão e convivência. O grupo é responsável também por desenvolver atividades de preparação para o matrimônio, retiros para casais, encontros de formação e em eventos como a Semana da Família e na Semana Nacional da Vida.

O movimento se organiza em dois setores: pré-matrimonial e pós-matrimonial. O primeiro é responsável por preparar os noivos para a vida matrimonial, abordando em seus encontros temas como planejamento financeiro, diálogo entre o casal, planejamento familiar e exercício da sexualidade. O setor pré-matrimonial também é responsável pela formação de casais que já vivem juntos porém não receberam o Sacramento do Matrimônio. As formações acontecem uma vez por semestre, em datas firmadas no calendário da Paróquia.

Já o setor pós-matrimonial oferece auxílio para os recém-casados (geralmente de 0 a 5 anos de união) e os grupos familiares, incentivando-os a participarem de atividades desenvolvidas pela Paróquia e, posteriormente, no engajamento de algum movimento ou pastoral.

 


.Comissão de Eventos

Eliseu Luis Malvezzi – (43) 9 9902-0308 / (43) 9 9993-7070 / [email protected]


Pastoral do Dízimo

Reginaldo Monticelli – (43) 9 9991-1885 / [email protected]

Regina Monticelli – (43) 9 9996-1885 / [email protected]


Movimentos

 

Príncipe da Paz

Marcio Chagas Milhorança – (43) 9 9104-4303

Rafael Loni Martins – (43) 9 9136-4947

O Príncipe da Paz é um grupo de oração direcionado aos jovens de 18 a 30 anos. Momentos de louvor, pregação, oração e adoração fazem parte das reuniões, que são realizadas aos domingos às 17h30 no auditório da Paróquia e estão sempre abertas a novos participantes. A cada ano, geralmente entre os meses de junho e julho, é realizada uma experiência de oração, que tem como foco a evangelização querigmática. A partir do encontro pessoal com Jesus, os jovens são convidados a iniciar uma caminhada de vivência da fé cristã em comunidade.


Adoradores da Eucaristia

Maria Nunes Pedrazani – (43) 3321-2982 / (43) 9 9994-6815 / [email protected]


Apostolado da Oração

Benedita Ribeiro – (43) 3325-5536 / (43) 9 9921-0235 / [email protected]


Servos da Divina Misericórdia

Marly Santos Pupim – (43) 3304-5698 / (43) 9 9991-8765 / [email protected]


Amigos da Canção Nova Londrina

Odete Perdomo – (43) 99871-0988 / [email protected]


Defesa da Vida

Sueli Kubiack Gorla – (43) 3339-0252


ECC – Encontro de Casais com Cristo

Valéria Cristina José dos Reis – (43) 9 9915-1757 / [email protected]
Luiz Cláudio dos Reis – (43) 9 9827-6426 / [email protected]


Focolares

Jairo José Rantin – (43) 3025-4138 / (43) 9 9950-6666 / (43) 9 8477-1314 / [email protected] [email protected]

Janete Rantin – (43) 3025-4139 / (43) 9 9925-3333 / [email protected]


Mãe Peregrina de Schoenstatt

Aparecida Gonçalves – (43) 3026-4321 / [email protected]

Lourival Gonçalves – (43) 9 8443-9793


Neuróticos Anônimos

Maria Stella Sorgi Macedo – (43) 3339-0894 / (43) 9 9991-8095 / [email protected]

Paulo Afonso de Oliveira Lima – (43) 9 9911-2122 / [email protected]


Sedecias

Stefano Junior – (43) 9 9611-5074 / [email protected]

Beatriz Pavani –  (43) 9 9920-7913 / [email protected]


Vicentinos

Devair Cennisz – (43) 3348-9907 / (43) 9 9994-9168 / [email protected]


Vicentinas

Vilma Pereira Cambui de Melo – (43) 3326-3964 / (43) 9 9146-3706


Oficina de Oração

Eloisa Bormio – (43) 3256-4588 / (43) 9 9915-3758


Caminhando com Maria

Jéssica Elizabeth Gonçalves Pieri – (43) 9 9126-3338 / [email protected]